Estudantes apresentam relevantes projetos durante o “Mundo Senai”

O Senai de Extrema, CFP “Janez Hlebanja”, realizou o “Mundo Senai”, entre os dias 20 e 21 de novembro. Durante o evento, os visitantes receberam orientação profissional e tiveram contato com diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com o gerente da unidade, André Cristiano Aparecido, o evento foi criado com dois princípios: poder mostrar as instalações do Senai aos visitantes e oferecer um aprendizado diferente aos alunos, com palestras e treinamentos que possam enriquecer ainda mais o conhecimento deles.

“Esse momento é para abrir a porta para toda a comunidade conhecer nosso espaço e também fazer um evento diferente com nosso alunos, para que eles possam realizar projetos dentro da área de conhecimento que estão aprendendo e, com isso, desenvolver ainda mais a profissão para a qual eles estão estudando”, contou o diretor.

André afirmou que o evento é realizado anualmente e tem sido muito positivo para os alunos, para o Senai e para toda a comunidade. Ao longo dos dois dias houve visitação aos laboratórios, mostra tecnológica e exposição de trabalhos das áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Gestão, Tecnologia da Informação e Alimentos.

Em cada área do conhecimento, os grupos apresentaram diferentes projetos que foram idealizados e realizados especialmente para o Mundo Senai, demonstrando o conteúdo aprendido durante as aulas.

Energia Solar

Um dos trabalhos de destaque foi o de geração de energia elétrica por meio de placas solares. Os alunos montaram um circuito de energia solar fotovoltaica para gerar eletricidade. Para isso, conectaram as placas a uma maquete com luzes de led para demonstrar o funcionamento de uma das mais promissoras formas de obtenção de energia.

Durante a explanação, o grupo falou sobre como a incidência da luz solar resulta na movimentação dos elétrons, que são os responsáveis finais pela geração da eletricidade.

Os estudantes ainda explicaram sobre o cenário atual da energia solar no Brasil e no mundo, explicando como ela se caracteriza como uma fonte de energia limpa e extremamente promissora, considerando que a mesma é obtida por um recurso infinito – o Sol.

IMG_1303

Projetos sociais

Alguns grupos ainda voltaram seus trabalhos a causas sociais, como foi o caso de um grupo composto por alunas do curso de Instalação e Reparação de Redes de Computadores. Elas idealizaram um projeto que beneficiará algumas famílias carentes no município.

O projeto foi realizado em parceria com empresas localizadas em Extrema e consistiu em coletar peças de computadores que estavam inservíveis. As peças passaram por manutenção e foram utilizadas para a montagem de um computador pronto para uso. Posteriormente, o grupo entrará em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social para destinar os aparelhos às famílias que necessitem.

De acordo com elas e o instrutor do curso de Instalação e Reparação de Redes de Computadores, devido à relevância do projeto, a intenção é mantê-lo ativo na unidade do Senai, podendo beneficiar diversas famílias extremenses.

Também visando o bem-estar coletivo, um grupo de alunos apresentou um projeto de inclusão pensado para o Senai e que pode ser implantado em outras unidades escolares. O trabalho voltou-se para a inclusão de surdos ou deficientes auditivos no processo de aprendizagem, unindo tecnologia e empatia.

A idealização consistiu na criação de um aplicativo para smartphones voltado a esses alunos, no qual haveria videoaulas e conteúdos apresentados em sala de aula mas em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Além disso, o projeto visou a inclusão de treinamento de funcionários e aulas específicas de LIBRAS para todas as turmas, oferecendo, ao menos, o básico no que diz respeito ao relacionamento com alunos surdos ou deficientes auditivos.

IMG_1296

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam