O projeto Parlamento Jovem (PJ) encerrou sua etapa municipal na última quarta-feira, 19, no plenário da Câmara de Vereadores de Extrema.
A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e redes sociais do legislativo, contando com a presença de representantes de outras cidades – Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Camanducaia e Gonçalves. Esses municípios integram o polo de trabalho do projeto Parlamento Jovem.
“É um projeto da Escola do legislativo de Extrema que promove a educação e participação política, voltado para alunos e alunas de ensino médio”, explicou Felipe Porto, coordenador do PJ no município.
Felipe falou ainda sobre a importância da participação comunitária para o desenvolvimento da cidadania. “A presença da população é muito importante para prestigiar o empenho dos participantes e ao mesmo tempo incentivar a participação e o envolvimento político dos jovens e adolescentes em nosso município”.
O Parlamento Jovem vem realizando diversas atividades em Extrema, contando com a participação de centenas de estudantes. Entre os temas desenvolvidos, destaque para a discriminação étnico-racial.
O fechamento dessa etapa municipal é a celebração de todos os encontros de preparação teórica que foram proporcionados nesses três meses de projeto, com os estudantes colocando em discussão e votação as propostas desenvolvidas por eles em uma plenária. As propostas vencedoras serão levadas para a continuidade do projeto em sua fase regional e, posteriormente, para a fase estadual.
Fonte: Câmara de Extrema