No início da gestão, a Prefeitura Municipal de Estiva, através da Diretoria de Turismo, definiu como uma das metas trabalhar o marketing turístico da cidade, de modo a firmar o slogan “Estiva -Terra do Morango”. Num primeiro momento foi trabalhado o marketing visual, criando-se a logomarca e destacando o slogan nela contido, no relógio da praça e e em todas as lixeiras que adquiridas pela atual administração.
Já no ano passado, foi reerguida a Festa do Morango, proporcionando à população uma festa de qualidade, colocando em foco o produto em toda ambientação da festa. Para tanto, foram colocados em prática um conjunto de idéias, executadas pela diretoria de turismo e por uma comissão organizadora composta por voluntários: decoração temática, exposição de morangos, premiação dos melhores morangos de modo a valorizar nossos produtores, concurso de pratos típicos de morango, concurso da rainha do morango com vestidos de gala da cor da fruta, desfile da baby moranguinho, morangos distribuídos à vontade para degustação, e uma tenda central que abrigava a confeitaria e drinketeria do morango, onde os turistas e a população local podiam comprar tudo a base de morango (geléias, licores, caixas de morango in natura, tortas, bolos, sorvetes, drinks diversos, vasinhos com morangos plantados etc). Além disso, foi feita no local uma leira de morango tal como encontramos nas lavoura para que nossos visitantes pudessem conhecer a maneira como a fruta é cultivada em nosso município. Também, no local, os turistas tiveram a oportunidade de conhecer como era o cultivo do morango em sacos, em prateleiras e no isopor. Nossos produtores tiveram acesso, no local do evento, à exposição de produtos, instrumentos agrícolas e veículos utilitários.
Este ano, uma vez levantado o nome da festa em 2014, foi reiterado todo o trabalho despendido, tornando a Festa do Morango, uma das melhores da região e a maior festa já realizada na cidade, de modo, inclusive, a chamar a atenção da imprensa que esteve presente em Estiva, como a Rede Record (Programa Balanço Geral), a Rede Globo (Programa Globo Rural) e a TV Extremo Sul, que realizaram matérias em nossas lavouras e durante todo evento.
A meta de consolidar o marketing “Estiva – terra do morango” é algo que avançou a passos largos com a contribuição deste mega evento. Os milhares de turistas que se encontravam entre as 10 mil pessoas presentes, aproximadamente, na Festa do Morango 2015, com certeza levaram uma boa impressão de nossa cidade, e sempre vão lembrar, propagar, e se referir a ela, como bem chamou a TV Record, “Estiva, a capital do morango!”.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Estiva