Exames de Capacitação Profissional de Atores e Atrizes do Sul de Minas em Extrema

45614072_730627457301437_2734257647573270528_n

O SATED/MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais) trará a banca examinadora de capacitação profissional de atores e atrizes para Extrema, a convite do Grupo de Teatro Névoa, com apoio da Prefeitura Municipal de Extrema, por meio da Secretaria de Cultura.

A iniciativa tem como objetivo atender a demanda dos artistas amadores de grupos e companhias locais e abrange também a demanda de artistas amadores de coletivos artísticos da região do sul de Minas. Considerando a distância da região à capital do estado, onde ocorrem os exames regularmente, a vinda da banca facilitará a formação profissional dos artistas locais.

Os Exames de Capacitação Profissional acontecerão nos dias 23 e 24 de novembro, no Cine Teatro Municipal ‘Fábio Andrade de Oliveira’. Na sexta-feira, às 18h30min haverá uma palestra sobre os Aspectos da Profissionalização de Artistas e Técnicos, com a Presidente do SATED/MG, Magdalena Rodrigues e, em seguida, às 19h30min, acontece o Seminário sobre as obras e História do Teatro. Foram indicadas para leitura: Hamlet (Shakespeare), Um Inimigo do Povo (Ibsen) e O Pagador de Promessas (Dias Gomes).

O seminário, em forma de roda de conversa, tem nota conceitual como parte complementar e de apoio à avaliação do exame prático, que é eliminatório e será realizado no sábado, às 10h.

Os candidatos interessados devem apresentar para a banca dois monólogos – um escolhido entre as obras indicadas e outro de livre escolha -, uma cena de improvisação e um número de canto, facultativo. Os membros da banca serão três profissionais entre atores, professores de teatro e diretores, todos de notória competência artística e com mais de 10 anos de experiência, que observarão como critérios para avaliação dos candidatos: concentração do ator, ritmo da atuação, relação espaço cênico e ator, capacidade de improvisação, trabalho corporal, trabalho de voz e emissão vocal e a capacidade de construir uma cena com princípio, meio e fim.

As notas das cenas, de 0 a 10, terão média 6, mínima para considerar o candidato apto como ator profissional.

O período de inscrições se encerra no dia 20 de novembro de 2018, prazo para o pagamento da taxa de inscrição, por meio de depósito bancário nominal ao SATED/MG. Os interessados, com idade mínima de 16 anos, devem ter feito um curso livre de teatro ou comprovar 3 trabalhos como amador e precisam apresentar cópias de documentos pessoais para a obtenção do registro.

O edital de instrução normativa, a apostila de História do Teatro e o Requerimento de inscrição podem ser solicitados pelo e-mail gruponevoa(@)gmail.com

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam