Retirada de guias para consulta, medicamentos, encaminhamentos para procedimentos de média e alta complexidade e, ainda, toda a estrutura administrativa, almoxarifado e farmácia centrais da Secretaria de Saúde de Pouso Alegre/MG estarão concentrados, a partir de outubro, em único endereço. O número 273 da Rua Comendador José Garcia. O anúncio foi feito na manhã da quarta-feira, 4/09, pelo prefeito Agnaldo Perugini em café com a imprensa, na sala de reuniões de seu gabinete. Um prédio moderno de cinco pavimentos, com 3,5 mil metros quadrados, inteiramente adaptados e equipados com dois elevadores. É a cereja do bolo e a marca simbólica de um conjunto de medidas cujo objetivo central é tornar mais eficaz o atendimento, acolhimento e serviços prestados pela Saúde no município.
“Teremos mais conforto para a população e para os servidores. O atendimento fica facilitado. Os moradores vão poder acessar todos os serviços no mesmo lugar”, aponta o prefeito.
A mudança vai gerar economia aos cofres municipais. As despesas da Secretaria de Saúde vão ficar menores com transporte e aluguel de imóveis. “Sem dúvida, teremos uma melhora substancial na gestão com a integração entre os diversos serviços em um mesmo local. E o mais importante, vai facilitar a vida de quem utiliza os serviços da secretaria”, comemora o secretário de Saúde Luis Augusto Faria. Na última semana, a Secretaria traçou as metas finais para 2013. Fruto de medidas adotadas ao longo do ano, elas devem impactar diretamente no dia-a-dia dos moradores que utilizam o serviço público de saúde. Até dezembro, o trabalho irá ampliar a cobertura e a capacidade de atuação da ESF (Estratégia de Saúde da Família), dar maior agilidade para a marcação e emissão de exames, realização de consultas e dar prosseguimento à descentralização da distribuição de medicamentos, além de modernizar e ampliar o atendimento de urgência e emergência.
Para a atenção básica à saúde, serviço desempenhado principalmente pelos ESFs, a Prefeitura já estabeleceu a meta de levar o serviço para mais de 90% da população até 2016. Para 2013, o serviço que conta hoje com 21 equipes vai receber mais duas. Outras 12 se somam ao programa, à média de quatro por ano, nos próximos três anos. “Além de ampliarmos as equipes de ESF, queremos aumentar sua capacidade de resolver os problemas de saúde da população. Queremos que todas as unidades ofereçam, por exemplo, tratamento odontológico”, ressalta o prefeito Agnaldo Perugini.
Atendendo à meta de aumentar a capacidade de atuação das ESFs, as unidades de saúde serão equipadas com aparelhos de diagnóstico por imagem. Será possível, por exemplo, verificar casos de fraturas com exames de Raio-X, o que hoje só é possível ser feito nos Pronto Atendimentos ou nos hospitais. “Queremos que os pouso-alegrenses percebam a saúde atuando na porta de suas casas”, projeta o prefeito Agnaldo Perugini.
A filosofia do Executivo de aproximar os serviços de saúde das comunidades é replicada também na distribuição de medicamentos. A política de descentralização de remédio gratuita já levou farmácias comunitárias a três regiões da cidade, para os bairros São João, Faisqueira e Foch. O resultado disso foi um aumento de até 30% no montante de medicamentos distribuídos para a população, batendo a marca de 17,2 mil atendimentos por mês. Pelo planejamento da Secretaria de Saúde, esses números devem ficar ainda mais polpudos. Uma nova farmácia comunitária começa a funcionar até o final do ano na região do bairro São Cristovão. A próxima região a receber o serviço será o bairro Cidade Jardim.