Executivo de Pouso Alegre faz entrega da nova sede da Saúde

sedesaude_pousoalegre2

sedesaude_pousoalegre

O prefeito Agnaldo Perugini e o secretário de Saúde Luis Augusto Cardoso de Pouso Alegre/MG entregaram, de maneira simbólica, na tarde do dia 09/04 o prédio que abriga o Complexo Administrativo e de Atendimento da Saúde. A nova sede da pasta reúne em um único espaço 17 departamentos administrativos e de prestação de serviços. Os departamentos estão distribuídos pelos 3,5 mil metros quadrados que formam os cinco andares do prédio. No primeiro mês de funcionamento, o complexo já atendeu cerca de 3,5 mil pessoas.

Coube ao secretário de Saúde apresentar cada um dos departamentos. No primeiro andar fica o Centro de Armazenamento Farmacêutico (CAF), o almoxarifado central dos medicamentos no município. O segundo andar é dividido pelos setores de marcação de consultas e exames, ouvidoria, tratamento fora do domicílio, cartão do SUS, central de regulação, assistência social e saúde auditiva. No terceiro andar, estão o setores de vigilância em saúde, epidemiologia e saúde bucal. A sala do secretário de Saúde fica no quarto andar. Junto dele estão os departamentos de logística, Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária, Recursos Humanos, financeiro, coordenação de Saúde Mental e tecnologia de informação, além da Sala de Situação.

O prefeito Agnaldo Perugini lembrou que o prédio é fruto do esforço da atual administração de elevar a qualidade do atendimento em saúde para a população. “Desde 2009, estamos tentando melhorar o atendimento em saúde, mas nem sempre conseguimos fazer as mudanças no tempo que gostaríamos”, avaliou.

As mudanças compreendem a implantação do sistema de Gestão Plena da Saúde, a ampliação e fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e das Farmácias Comunitárias, implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e investimentos na humanização do atendimento prestado aos moradores.

O sistema de Gestão Plena da Saúde vai permitir ao município aderir aos programas, metas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente com o Ministério da Saúde. Com isso, pode triplicar os investimentos no setor até o final de 2014, passando de uma receita média de R$ 35 milhões anuais para perto de R$ 100 milhões. A expectativa é que a cidade faça a adesão oficial ao novo modelo de gestão ainda no primeiro semestre.

O Complexo Administrativo e de Atendimento da Secretaria de Saúde está aberto para atendimento ao público das 9h às 16h.

Foto: ASCOM/PMPA


Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>