Na última quarta-feira, 20, o Prefeito Municipal de Extrema, João Batista da Silva esteve reunido com a Promotora de Justiça da Comarca de Extrema, Dra. Rogéria Cristina Leme para tratar de temas importantes.
Na pauta, estavam as ações da Prefeitura no combate e enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, o retorno às aulas e o funcionamento do Hospital Municipal “Dr. Roberto de Cunto”.
Vale mencionar que Extrema tem se destacado entre os municípios da região nas ações de enfrentamento a Covid-19, seja na distribuição de kits álcool em gel 70%, na aplicação de testes rápidos, na infraestrutura e capacitação da equipe de atendimento na saúde e nas aulas realizadas à distância.
Na última gestão, foram realizados investimentos nunca antes vistos na história de Extrema voltados à atenção primária, em especial na construção de novas Unidades Básicas de Saúde, porém, “não basta apenas ter recursos em caixa, precisa de vontade e de gestão” – afirmou o Prefeito João Batista durante a reunião.
Extrema começou a vacinação contra a Covid-19 também na quarta-feira seguindo o Plano Nacional de Imunização do Governo Federal. A cidade recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais, 299 doses da vacina de imunização que estão sendo aplicadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Em relação às aulas, já foi realizada uma reunião com as escolas particulares e para que possam voltar às atividades presenciais, deverão seguir um Protocolo de Segurança proposto pela Vigilância Sanitária, que realiza visitas e orienta às instituições a seguirem as normas contra a Covid-19. Vale lembrar que neste primeiro momento as escolas poderão funcionar com apenas 30% da capacidade de cada sala de aula.
O retorno das aulas das Escolas Municipais e CEIMS (Creches) ainda está sendo estudado e avaliado com previsão de volta no mês de março, porque a quantidade de alunos é muito superior ao comparado às escolas particulares. Antes de sua abertura todos os profissionais passarão por treinamentos para que possam receber todos os alunos com a segurança necessária. No caso das Escolas Estaduais, a Secretaria de Educação marcará uma reunião para avaliar a possibilidade de uma provável volta às aulas.
As informações sobre os casos são divulgadas diariamente pela Prefeitura e você pode acompanhar pelo Facebook Oficial ou pelo Web Site: extrema.mg.gov.br.
Acompanharam o Prefeito na reunião, o vice-prefeito Juliano Maximo de Toledo, o anestesiologista e Coordenador da Campanha contra Covid-19 em Extrema Dr. Enis Donizetti Silva, a Secretária de Saúde, Patrícia Cristina Lopes Carneiro, a Secretária de Educação. Geisa Ramos, além do advogado Dr. Walace Aquino.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema