A vistoria é rápida e de caráter educativo, de modo que o morador deve dar seguimento aos cuidados básicos contra o mosquito em sua residência
O preocupante aumento no número de casos confirmados de dengue tem deixado Extrema em situação de alerta constante: a Secretaria Municipal de Saúde já registrou mais de 300 ocorrências de janeiro até a data atual. Por isso, o município participará, em conformidade com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, da campanha “Dia D: Minas Unida Contra a Dengue”, realizada ao longo deste sábado (23/03), a partir das 7h30.
Dada a importância da ação neste momento crítico, a Prefeitura de Extrema reforça o pedido para que os cidadãos permitam a entrada dos agentes e recebam o direcionamento dado por eles. Vale destacar que toda equipe estará devidamente caracterizada com coletes e crachás de identificação, evidenciando a legitimidade da campanha e proporcionando mais segurança aos munícipes que receberem a visita.
No início da ação, os Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde se reunirão no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para as orientações a respeito da abordagem. Na sequência, partirão para os 16 bairros de grande incidência a fim de vistoriar os possíveis criadouros do Aedes aegypt e instruir os moradores sobre como combater o transmissor da doença.
Prevenção
A melhor maneira de lutar contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito. Para isso, basta eliminar os possíveis criadouros, ou seja, locais que podem armazenar água parada. Este é o caso dos vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, lixo acumulado, calhas sujas, piscinas e ralos descobertos, entre outras situações que merecem atenção do morador.
Para mais informações, entre em contato com Centro de Controle de Endemias pelo telefone (35) 3435-3438 ou ainda com a Vigilância Epidemiológica por meio do número (35) 3435-6245. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Presidente Kennedy, 355, no Centro.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema