Extrema é a melhor cidade do Brasil pelo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal Edição 2015

site

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado nesta sexta-feira, dia 4, revela que Extrema teve a maior nota do país.  Além disso, o município apresenta alto grau de desenvolvimento nas três áreas analisadas pelo índice, o que acontece em apenas 30 cidades do país.

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição – com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis – o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.

Na avaliação de 2005 a 2013, a FIRJAN destaca que a nota geral do país avançou 21,3%. Nestes oito anos, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 35%, foram gerados quase 16 milhões de postos de trabalho formais e houve aumento do rendimento médio em 28%.

No ranking geral do IFDM, a FIRJAN aponta que 60,3% das cidades possuem desenvolvimento moderado e apenas 7,8% registram alto desenvolvimento.  O destaque positivo do índice é a cidade de Extrema (MG) – que saiu da 569ª colocação em 2005 para a primeira posição no ranking nacional na edição deste ano. Seguida de São José do Rio Preto (SP), Indaiatuba (SP), São Caetano do Sul (SP), Vinhedo (SP), Concórdia (SP), Votuporanga (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Jundiaí (SP) e Santos (SP), que está na 10ª posição – todas com alto nível de desenvolvimento.

“Recebemos com imensa felicidade a notícia de que somos a melhor do Brasil, é a confirmação de que estamos no caminho certo, que a qualidade de vida de nossa gente pode ser comparada ao que outras cidades conseguem oferecer. É fruto do trabalho de muitas pessoas, incluindo cada funcionário público, cada empreendedor, cada trabalhador de Extrema. Todos que fazem do seu dia-a-dia um esforço para melhorar nossa cidade devem se orgulhar deste resultado”, afirma o Prefeito Dr. Luiz Carlos Bergamin.

“Toda boa semente, dá um bom fruto. Não tem como fugir desta regra e o primeiro lugar nacional no Índice FIRJAN é fruto de muito planejamento, trabalho sério e competente. É evidente que não estamos satisfeitos ainda, há muito pra se fazer, nossa cidade cresce e os desafios mudam, mas estamos orgulhosos em saber que estamos no rumo certo”, comemora o Vice-prefeito, João Batista.

Acesse a Pesquisa Completa e a Coletiva de Apresentação do Estudo em: http://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/ ou http://www.firjan.com.br/ifdm/destaques/entrevistas/

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>