Extrema e região apresentam índices positivos na área de segurança pública

armas

O 59° Batalhão da Polícia Militar vem se destacando positivamente durante o emprego operacional. Os bons resultados são o reflexo do árduo trabalho diário dos militares que executam a atividade. Estes números são também a expressão do conforto e segurança que a população sente no âmbito das 08 cidades (Extrema, Itapeva, Camanducaia, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Toledo, Bom Repouso e Senador Amaral) e 01 distrito (Monte Verde) que compõem a área do batalhão.

No comparativo do primeiro bimestre de 2018 com o primeiro bimestre de 2017, o número de operações saltou de 772 para 2705, gerando um aumento de 250%. Um exemplo disso foi o lançamento da “Operação Quinzenal Prevenção Ativa” que ocorreu neste mês de fevereiro, em Extrema e Cambuí, na qual a presença da polícia foi potencializada, o efetivo se manteve na rua, coibindo a ação criminal e aumentando a sensação de segurança dos cidadãos. De acordo com isso, os indicadores referentes a abordagem de pessoas em atitude suspeita teve um aumento de 602%, o que indica a ostensividade da polícia na prevenção aos pequenos e grandes delitos.

Em relação à criminalidade, o 59° BPM atingiu números expressivos, o que reafirma veementemente a contribuição do batalhão na promoção de segurança pública nestes municípios. A criminalidade violenta apresentou redução na ordem 59%, no mesmo período (1º bim/18 e 1° bim/17). Este indicativo representa o esforço de todos durante o emprego operacional, devido ao alto grau de complexidade que estes casos apresentam.

A Polícia Militar também vem demonstrando um elevado esforço para retirar armas em situação irregular de circulação. O número de armas apreendidas apresentou um aumento de mais de 246% entre o primeiro bimestre de 2018 e o mesmo período no ano anterior. Só durante os últimos meses (janeiro e fevereiro) foram 52 armas de fogo apreendidas, entre mandados de apreensão e abordagens comuns.

Demonstrando ainda a forte atuação da PM, os registros em tráfico e consumo de drogas obtiveram um aumento de 36 e 54% respectivamente. No que concerne a isso, a Polícia Militar está cada vez mais presente nas ruas, reprimindo também os delitos menores. Sendo a presença destes casos o retrato de um grande problema social, a atuação militar é de extrema importância para que a impunidade não se estabeleça.

Equivalente a estes números, a taxa de prisões e apreensões também subiram, o que caracteriza a atividade operacional como efetiva. Apenas no mês de fevereiro/2018, comparado a fevereiro/2017, houve um aumento de 33% nas prisões e apreensões.

O 59° Batalhão de Polícia Militar, como responsável pelo policiamento desta área, vem lançando diversas formas de treinamento para que o policial militar, no desempenho de sua função, esteja cada vez melhor preparado para assistir a demanda da população.

De acordo com o comando do 59° BPM, a intenção é de desencadear ainda mais operações e ações que contribuam na manutenção da paz social, para que o ano de 2018 se mantenha favorável no campo de segurança pública na região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 59° BPM

drogas

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam