2018 começa com uma expectativa positiva na criação de novas vagas de emprego e o saldo ainda incompleto de 2017 garante este otimismo. A avaliação dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho coloca Extrema entre as cidades com maior número de vagas criadas em Minas Gerais.
O saldo do CAGED é obtido da diferença entre o número de demissões e contratações e, apesar do número nacional ter sido negativo, o Eixo Fernão Dias que vai de Atibaia até Varginha respondeu pela abertura que 3.808 novas vagas de emprego.
“De maneira geral, os números mostram a recuperação da economia mas também reflete o trabalho de algumas cidades na atração de novos investimentos. Neste sentido, Extrema se destaca num trabalho organizado e assertivo para atrair novas empregas e gerar mais empregos”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Adriano Carvalho.
Entre janeiro e novembro de 2017, Extrema criou 1.128 novos empregos, crescimento de 46% em relação a 2016. O número impressiona ainda mais quando comparado ao de algumas das principais economias mineiras.
Total de Novas Vagas criadas entre janeiro e novembro de 2017:
Extrema – 1.128
Pouso Alegre – 1.124
Juiz de Fora – 104
Belo Horizonte – 279
Betim – (-) 796
Bragança Paulista (SP) – 393
Atibaia (SP) – (-) 216
Outra análise chama muito a atenção. Nos últimos anos, Extrema ficou conhecida como o 2º maior parque industrial de Minas atrás da cidade de Betim. Entretanto, a crise econômica que tomou conta daquele município vem prejudicando sua recuperação. Em 2016, a prefeitura de Betim decretou situação de calamidade financeira e os dados de 2017 não são animadores. Enquanto Extrema criou 1.128 vagas, Betim fechou 796.
“Quando trabalhamos para atrair novas empresas e gerar novas vagas de emprego, estamos cumprindo um compromisso com nossa população de ofertar condições para uma vida digna e de qualidade. Estamos trabalho sério para aproveitar a recuperação da economia em 2018 e abrir um número ainda maior de empregos”, comenta o prefeito de Extrema João Batista.