A Secretaria de Turismo iniciou nessa semana o processo para criação da nova marca turística do município, mais uma ação prevista no Plano de Marketing Turístico de Extrema. O processo que deverá ser concluído até o fim de setembro ocorrerá de forma participativa envolvendo setor público e trade turístico local. Nesse tempo, serão realizados estudos, análises aprofundadas e reuniões técnicas para alinhamento conceitual e de criação com as necessidades e as características do município, apontadas pelos planejamentos desenvolvidos, para que tudo esteja de acordo com as ações apontadas pelo Plano de Marketing Turístico e alinhado aos objetivos do Plano de Desenvolvimento Turístico do município.
Importância da nova marca
City branding ou branding territorial é o nome que se dá ao trabalho profissional de divulgação de uma cidade ou região com objetivos turísticos. Através dele, é possível comunicar os atrativos locais com uma identidade visual e uma linguagem personalizada, dentro de um posicionamento que diferencie a cidade das demais e um conceito criativo que fale diretamente com o público-alvo, que são os turistas, as agências e empresas do setor, novos investidores e os próprios cidadãos.
Um projeto como esse traz muitos benefícios para as cidades que o adotam, como criar uma identidade visual consistente, facilitar o reconhecimento do município, gerar uma impressão positiva com profissionalismo e credibilidade, criar uma conexão emocional com o público, posicionar a cidade de maneira sólida e diferenciá-la entre outras tantas que também ganham com o turismo, evitar o gasto do dinheiro público com novos redesigns, entre tantos outros.
Uma marca especial
Quando uma cidade tem uma identidade visual única, que é a cara dela é difícil ser copiada, ela se torna também especial e única para os seus turistas. Uma marca turística, quando bem elaborada, não vende apenas a cidade: vende um conceito, um estilo de vida, um sonho de consumo. Por isso deve ser avaliada não pelo gosto pessoal, e sim com critérios técnicos, tanto do design quanto do mercado turístico. Somente essa avaliação é capaz de valorizar a cidade e capacitá-la para atrair novos turistas e novos negócios.
A partir do posicionamento e da imagem definidos e validados no processo de elaboração do Plano de Marketing Estratégico de Extrema, é importante promover a participação dos atores sociais envolvidos na atividade turística do município na criação da marca. O processo tem que ser colaborativo, já que a marca deverá representar todos os atributos. Os atores sociais que deverão validar a marca turística são: Prefeitura Municipal de Extrema, COMTUR, associações e entidades sem fins lucrativos, entidades privadas e comunidade local.