Surto da doença em SP alerta para a necessidade da vacina, medida de prevenção mais segura e eficaz contra a doença
A Vigilância Epidemiológica de Extrema realizará na próxima semana uma mobilização de imunização. A campanha visa intensificar a aplicação de vacinas de rotina contra sarampo e febre amarela.
O Dia D da campanha será em 3 de agosto, das 8h às 17h, na sala de imunização de Extrema, localizada na rua Presidente Kennedy, 355, centro (antigo pronto socorro).
A ação tem o objetivo de assegurar a interrupção da circulação do vírus do sarampo – doença infecciosa aguda e muito contagiosa. Vale constar que nenhum caso foi notificado na cidade, porém, devido à proximidade com o estado de São Paulo, onde há casos confirmados, faz-se necessária essa intensificação.
Já foram registrados 484 casos da doença em São Paulo, 363 na capital, até o dia 19 de julho, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde. Desta forma, de acordo com a Coordenadora de Vigilância e Saúde, Ana Lúcia Olivotti, cidades limítrofes, como Extrema, estão em alerta e intensificarão a vacinação como forma de conter a doença, que estava erradicada no Brasil desde 2016.
Além da dose de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), a campanha atualizará a vacina contra a febre amarela para quem ainda não tomou. A ação ainda contará com uma busca ativa nas cadernetas de vacinação para verificar a falta de demais vacinas em atraso.
Por tratar-se de vacinas de rotina, estas já estão disponíveis para aplicação. Portanto, é só comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h45h, às salas de vacinação (Rua Presidente Kennedy, 355 ou ao ESF Ponte Nova, localizado na Alameda Madri, 45).