A avaliação gestacional e o acompanhamento veterinário são fundamentais para a eficiência reprodutiva, evitando perdas e garantindo a saúde da fêmea e do filhote
Com o objetivo de auxiliar o produtor rural que atua na reprodução animal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico oferta assistência gestacional para a procriação de equinos, bovinos e caprinos. O serviço municipal é completamente gratuito e consiste na confirmação da prenhez da fêmea, bem como no acompanhamento da gestação pelo médico veterinário da Prefeitura.
O trabalho ocorre há um ano e meio e beneficia os produtores rurais do município que dependem da reprodução como fonte de renda, ou ainda aqueles que buscam por filhotes com mais qualidade genética, garantindo assim animais fortes e saudáveis. Este serviço evita, sobretudo, a perda de tempo e de renda gerado pela incerteza da gestação, tanto para o dono do cavalo reprodutor quanto para o dono da égua.
O pedreiro Wagner Augusto Silva é um dos produtores beneficiados pelo serviço municipal e utiliza a reprodução como complemento de sua renda. “Waguinho”, como também é conhecido, é dono de um cavalo garanhão, o Zorro, de oito anos, da genética Haity Caxambuense: o equino já possui mais de 70 filhotes, sendo nove deles registrados na associação Mangalarga Marchador.
“O pessoal traz as éguas, a gente coloca o cavalo. O proprietário leva a égua após a confirmação no ultrassom, aí fica mais fácil pra gente que faz o serviço nas éguas e também para o proprietário da égua, que leva confirmado. Não tem aquela perda de tempo quando a égua não está prenha”, afirma o produtor.
O responsável pelo acompanhamento das éguas “prenhas” é o médico veterinário da Prefeitura, Kaleb Piucci Souza, que vai até as propriedades para fazer o exame de ultrassom, método mais eficaz para a positivação da gravidez da fêmea, entre outros procedimentos. O diagnóstico da gestação proporciona mais assertividade nos resultados da produção, o que gera mais receita para o proprietário.
“O que nós fazemos aqui é justamente a confirmação dessa prenhez, com isso o animal já retorna pra sua casa e é garantido que ela está prenha, que ela está confirmada e que ela vai gerir o seu filhote. Esse é um serviço que a gente presta pela Prefeitura, então não tem custo, não gera custo ao produtor e gente ainda garante a qualidade do serviço prestado por ele”, conclui o veterinário.
Os produtores rurais interessados no serviço prestado pela Prefeitura devem entrar em contato com a Agricultura Municipal pelo número (35) 3435-6403, com próprio veterinário pelo telefone (11) 97179-7915 (WhatsApp) ou pelo e-mail sagripe@extrema.mg.gov.br para solicitar gratuitamente a visita técnica.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema