Extrema participa de eventos de Turismo em Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Turismo esteve presente, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, na cidade de Belo Horizonte para a participação no Seminário Investe Turismo e Encontro de Gestores e Prefeitos, Reunião da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo e o III Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo.

No Seminário Investe Turismo foi apresentado o Programa composto por 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil a serem fortalecidas. Numa segunda etapa, a Rota Mantiqueira e Extrema estará inserida, conforme previsto. Em Minas Gerais, a iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, Governo Estadual e Ministério do Turismo (MTur), por meio da EMBRATUR. Foram apresentadas também as oportunidades de crédito e financiamento para o Turismo (PRODETUR, FUNGETUR, BNDES, BDMG).

No Encontro de Gestores e Prefeitos, o Secretário Estadual de Turismo Marcelo Matti ressaltou a importância de modificar a matriz econômica do Estado, falando da importância do patrimônio cultural e dos Parques Naturais para o Turismo. O Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio destacou a Medida Provisória 863, que permite que as companhias aéreas com 100% de capital estrangeiro operem no país e seu impacto positivo no fluxo turístico pelo Brasil. Falou também sobre a importância de estimular o turismo rodoviário integrando-o com o aeroporto de Confins e com as rotas turísticas do Investe Turismo.

Na reunião da Rede Brasileira de Observatórios foram criados dois grupos de trabalho, para estabelecer as pesquisas mínimas para todos os Observatórios brasileiros, bem como elaborar o protocolo de cada pesquisa. Foi eleita ainda a governança da Rede para 2019-2020 e o calendário 2020.

No III Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, o destaque foi o tema Gastronomia, que deve ser entendida como patrimônio alimentar e os municípios devem tratar este tema como política pública integrada com os setores de Turismo e Cultura. Outro tema importante foi o Planejamento de Cenários Futuros como uma metodologia de elaboração de estratégias de longo prazo, sendo sugerido que os municípios considerem em seus planejamentos as 14 mega tendências do Instituto de Kopenhagen. São elas: Desenvolvimento Demográfico; Crescimento Econômico; Sustentabilidade; Comercialização; Saúde e Bem Estar; Individualização; Desenvolvimento Tecnológico; Globalização; Imaterialidade; Aceleração e Complexidade; Sociedade em Rede; Sociedade do Conhecimento; Polarização e Democratização.

A Secretaria de Turismo esteve representada por sua gerente, Dora Ribeiro que afirmou que “a participação da Secretaria em eventos dessa natureza colaboram para o alinhamento da gestão do Turismo de Extrema com as estratégias e programas estadual e federal, o que acelera o processo de consolidação da atividade turística no município”. “Em 2020, iremos planejar a Política Municipal de Turismo para 10 anos e faz-se necessária esta integração e a compreensão para onde estão sendo direcionadas a política, as pesquisas e a inteligência na atividade turística, para que possamos criar as estratégias de planejamento e gestão para os próximos 10 anos.”, define.

Fonte: ExtremaTur

d0f5d5a1-9067-4c16-b36d-4c5d5a2ac8ef

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam