A Prefeitura Municipal de Extrema assinou na última sexta-feira, 1, o contrato que formaliza a execução do projeto “Extrema Qualifica: Ação Social para Formação Profissional no Turismo”, aprovado em julho pelo Grupo Coordenador do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Na reunião, estiveram presentes o prefeito municipal, João Batista da Silva, o diretor da unidade Senac Extrema, Daniel Pires Pereira e a Promotora de Justiça de Extrema, Dra. Rogéria Cristina Leme, madrinha do projeto e responsável por fiscalizar e acompanhar a execução do mesmo.
O “Extrema Qualifica” será executado em parceria entre as Secretarias de Turismo, de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, está orçado em R$507.654 e visa qualificar profissionalmente a população extremense, com faixa etária de 16 a 60 anos, em especial aquelas desempregadas ou assistidas pelo Cadastro Único do Governo Federal pelo programa Bolsa Família. Através do SENAC, entidade executora do projeto, serão disponibilizadas 500 vagas para 11 cursos profissionalizantes, 2 workshops e 1 palestra nas áreas de Turismo e Hospitalidade, num prazo total de 3 anos para execução. A Prefeitura Municipal de Extrema destinará cerca de R$101.960,00 para insumos a serem utilizados durante a realização dos cursos.
O chamamento público e triagem das pessoas assistidas pelo Cadastro Único para a qualificação profissional do presente projeto será realizada pelo corpo técnico da Secretaria de Assistência Social. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico monitorará a efetividade do presente projeto por meio da taxa de empregabilidade a ser aferida semestralmente no Banco de Dados do Balcão de Empregos. Além de ser a responsável técnica pela execução do projeto, a Secretaria de Turismo realizará ainda uma atividade educativa em cada curso do presente projeto com objetivo de despertar o sentimento de conservação ambiental e informar sobre a oferta turística municipal organizada em Rotas Turísticas.
As aulas terão início na próxima segunda, 4, na unidade do Senac em Extrema com a realização do workshop “Técnicas de serviços de camareira em meio de hospedagem”. Na semana seguinte acontecerá o workshop “Técnicas de Chefia e Organização na cozinha”. Os interessados em participar do projeto de qualificação profissional devem procurar o Setor de Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, de segunda a quarta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 16h. Terças e quintas, das 8h às 10h. Mais informações: (35) 3435-5167.
Fonte: Secretaria de Turismo