Os exames ocorreram em clínicas particulares prestadoras de serviço à Saúde municipal
Ao longo de todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Extrema, por meio da Atenção Primária à Saúde, promoveu a Campanha Outubro Rosa, que atua na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Ao todo, foram realizados 320 exames de mamografia no município, oferecidos gratuitamente e destinados às mulheres dentro da faixa etária de 50 a 69 anos ou pertencentes ao grupo de risco (histórico familiar, menarca precoce, presença de nódulo etc.).
As interessadas fizeram o agendamento nas unidades de saúde onde são atendidas e foram encaminhadas para a realização da mamografia. O exame é capaz identificar anormalidades nas mamas de maneira precoce, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, tornando as chances de cura mais altas e melhorando a qualidade de vida das pacientes.
É importante destacar que os atendimentos às mulheres que desejam fazer a preventiva contra a doença ocorrem durante o ano todo, mas são intensificados no mês de outubro a fim de trazer mais visibilidade para a campanha, atendendo maior demanda de pacientes.
Para fazer o exame, a paciente deve procurar a unidade de saúde onde é atendida, fazer a solicitação e seguir o procedimento conforme informado pela unidade. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: (35) 3435-5720.
Ações
Além disso, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Extrema promoveram uma série de ações para disseminar informações e facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico. Foram realizadas palestras, bate-papos, serviços de beleza, entretenimento, fisioterapia, autocuidado, nutrição, dança, entre outras atividades.
Entre as beneficiadas estão as usuárias destas ESFs, bem como as monitoras do transporte escolar, profissionais da saúde, funcionárias do Hospital Municipal Roberto de Cunto e colaboradoras de empresas situadas na cidade.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema