A coordenação da equipe está sob a responsabilidade conjunta da Secretaria de Assistência Social e do setor de Vigilância Epidemiológica, com apoio dos demais órgãos
A Prefeitura Municipal de Extrema realizou em dezembro a primeira reunião do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Paz, que tem o objetivo de articular as ações de prevenção às violências e promoção da saúde e cultura de paz. A iniciativa reúne diferentes secretarias, departamentos e repartições públicas, que formam uma equipe integrada para a prevenção e enfrentamento deste mal.
O núcleo é formado por servidores da Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte, Conselho Tutelar, Departamento de Trânsito, Ministério Público, entre outros. Os participantes exercerão um mandato de dois anos, sendo permitida a recondução; a atuação não é remunerada, mas considerada como de relevante interesse público.
Juntos, os setores devem atuar de maneira integrada para colaborar com o combate à violência na cidade, contribuindo para a construção de políticas públicas de atenção, prevenção e enfrentamento, bem como a adoção de estratégias e intervenções integradas. Entre as atribuições está o estímulo do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes, promoção de ações para atendimento da população mais vulnerável, entre outras.
A próxima reunião do núcleo está prevista para o dia 30/01, e será reservada apenas para os membros das repartições públicas municipais, bem como entidades que compõem a equipe integrada.
Confira o decreto Nº. 4.582 na íntegra: file:///C:/Users/User/Downloads/Decreto%20-%20Publicado.pdf
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema