Trinta cidades participaram do fórum, que foi promovido pela Rede Cidades Digitais (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí
Em mais uma conquista para Extrema, a Prefeitura recebeu, em 18/09, o prêmio de “Prefeitura Inovadora 2024” pela telegestão da iluminação pública. Sediado pela cidade de Santa Rita do Sapucaí, o Fórum cidades Digitais e Inteligentes do Sul de Minas Gerais certificou 10 cidades inteligentes e contou com a participação de representantes do poder Executivo, bem como gestores e servidores municipais.
O projeto premiado pelo fórum foi o novo modelo e iluminação pública de Extrema, desenvolvido pelo próprio município, em parceria com uma empresa local, que conta com um sistema de telegestão. Trata-se de um serviço de monitoramento, realizado à distância, que contribui para a geração de eficiência energética e coloca Extrema na vanguarda do conceito smart city: hoje são mais de 4.500 luminárias inteligentes na cidade.
Para além da economia gerada pela simples troca da lâmpada de vapor de sódio por LED, o sistema de telegestão oferece muito mais. A dimerização permite gerenciar a capacidade de energia de cada luminária, dando ao gestor a possibilidade de oscilar a potência de acordo com a necessidade. Desta maneira, quem gerencia a quantidade de energia que o parque gasta é o próprio município.
Entre as mudanças geradas pela adoção do sistema de telegestão está a superação das limitações que geravam custo e tomavam tempo da Prefeitura. Para verificar lâmpadas apagadas, por exemplo, era necessário vistoria presencial da equipe, geralmente à noite, ou aguardar a solicitação de um munícipe. Agora é possível ter conhecimento da defasagem através do próprio software, gerando atendimento mais rápido e eficiente à população.