O projeto é um dos três finalistas do eixo “Esporte” e vai disputar a premiação com o Incentiva Itaúna (Itaúna) e o Frutos do Esporte (Rio Piracicaba)
Na manhã de quarta-feira (17/04), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude recebeu a visita técnica da Associação Mineira de Municípios (AMM), responsável pelo Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que se encontra na 12ª edição. Os técnicos visitaram toda a estrutura esportiva do município e tiraram eventuais dúvidas sobre o trabalho desenvolvido no Esporte Para Todos, a fim de apurar as informações sobre o projeto finalista.
Infraestrutura
Acompanhados por autoridades da Secretaria de Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, os assessores técnicos Ramon Diniz e Rubens Costa Santos, vindos de Belo Horizonte, conheceram todos os espaços utilizados para a realização do projeto. Ao todo, Extrema conta com 24 quadras poliesportivas, 15 campos de futebol e 03 complexos esportivos, que atendem mais de 3 mil alunos do Esporte Para Todos, inscritos em 14 modalidades.
O Centro Poliesportivo “Gumercindo Luiz Pinto Monteiro” abriga 02 ginásios poliesportivos, 01 complexo aquático (Centro de Treinamento Aquático Caio Queiroz Martinson de Andrade), 01 complexo aquático para lazer e 01 conjunto de salas multiuso para aulas fitness; no complexo do Bairro Bela Vista estão situados 01 campo de futebol com arquibancada coberta, 01 campo de society, área de playground, aparelhos de ginástica ao ar livre e 01 quadra de vôlei de areia.
Já o Extrema F. C. tem 02 quadras poliesportivas, 03 salas multiuso para aulas de lutas, 01 campo de futebol com arquibancada coberta, qualificação e certificado FIFA e 01 ginásio poliesportivo (Ginásio de Esportes Benedito Egídio); por fim, o Parque Municipal de Eventos, conta com 02 quadras de vôlei, 01 quadra de futsal, 01 quadra de basquete, 02 pistas de skate, 03 quadras de tênis, 03 quadras de vôlei de areia, 02 playgrounds, 01 complexo de ginástica ao ar livre, 01 campo de futebol e área de lazer.
Segundo o assessor técnico da AMM, Ramon Diniz, Extrema tem um excelente investimento no setor e sua participação na final pode inspirar os municípios mineiros que também desejam desenvolver projetos no eixo esportivo:
“Extrema tem um investimento no esporte fantástico, é uma coisa jamais vista em Minas Gerais, a proporção do investimento de esportes aqui. Então a gente poder divulgar isso para os outros 852 municípios de Minas Gerais, pra gente é muito importante, porque é um incentivo”, afirmou o técnico.
Esporte Para Todos
O Esporte Para Todos disponibiliza aula e atividades de lazer gratuitamente para a população, contemplando 14 modalidades (vôlei, futsal, futebol, basquete, handebol, natação, dança infantil, hidroginástica, pilates, fitdance, jump, karatê, ginástica aeróbica e muay thai). Ao todo, o projeto soma mais de 3 mil alunos regulares, dos 5 anos até a terceira idade.
O principal objetivo é proporcionar maior qualidade de vida aos participantes através de práticas esportivas monitoradas, visando não apenas o desempenho, mas também os benefícios para o bem-estar do munícipe. Neste sentido, as atividades físicas regulares oferecem saúde preventiva, além de, claro, possibilitarem aos mais jovens a chance de inserção no esporte, seja como lazer ou alto rendimento.
A premiação
A premiação será realizada nos dias 04 e 05/06, durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, e gratificará as administrações municipais com iniciativas de boas práticas nos eixos da Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. Nesta edição, Extrema inscreveu cinco projetos, sendo dois da Assistência (Extrema Alimenta e Bolsa Estudantil), um do Esporte (Esporte Para Todos) e dois da Cultura (Música para Todos e o Grupo Renascer), sendo o Esporte Para Todos o representante da cidade na grande final.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema