Extrema se desdobra e alinha novas medidas adotadas na cidade

coronavírus extrema

Prefeito João Batista comenta sobre o trabalho que está sendo realizado no município

A Administração Municipal de Extrema tem se desdobrado dia após dia, se atentando às alterações do cenário da pandemia causada pelo COVID-19, tanto no próprio município, como também nas demais cidades brasileiras.

O Prefeito João Batista pontua que, neste momento, o bom senso é o melhor caminho. “Algumas cidades estão numa situação mais crítica, outras em situação mais controlada. No caso de Extrema, conseguimos manter as empresas em funcionamento, alguns setores do comércio também”, afirma.

Tem se tornado uma questão de equilíbrio para lidar com o controle do vírus para preservar a saúde e a vida das pessoas e, também, encontrar formas de manter controlada a situação econômica. Em relação ao pronunciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro, que aconteceu na última terça-feira, 24, João Batista afirmou que “o mundo todo está neste momento preocupado com a saúde das pessoas. De outro lado, os Governos estão, com razão, preocupados com a economia. Todos têm razão, estamos todos no mesmo barco”.

Em um novo decreto – o nº 3.754, publicado nesta sexta-feira, 27, a Administração Municipal busca equilibrar os dois pontos. Sendo assim, os comércios e empreendimentos voltados ao setor de serviços voltam a funcionalidade, contudo, com cuidados em relação a higienização e seguindo recomendações do Ministério da Saúde, como o distanciamento mínimo entre as pessoas, por exemplo. “Já podemos flexibilizar um pouco, sempre de olho no número de casos suspeitos”, afirma o Prefeito.

O horário de funcionamento dos estabelecimentos também será adequado, considerando que o toque de recolher continua em vigor, passando a ser entre 18h e 6h do outro dia. Sendo assim, os comércios deverão suspender suas atividades às 17h30, visando que os funcionários cheguem em suas residências antes do horário limite do toque de recolher.

Em relação às atividades que configurem aglomeração de pessoas, como eventos, reuniões, festas, cursos, atividades de bares, entre outras, estas ainda seguem suspensas. O documento completo pode ser encontrado no site extrema.mg.gov.br ou na página oficial da Prefeitura de Extrema no Facebook.

Até o fechamento desta matéria, o município de Extrema contava com cinco casos suspeitos notificados, sendo que dois deles foram descartados, ao testaram negativo para o novo coronavírus e agora são três pacientes suspeitos, ainda aguardando resultado. A Administração Municipal acredita que o controle tem se dado por conta das medidas de redução do convívio social.

Além disso, a cidade sediou uma reunião entre representantes das demais cidades do sul de Minas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar estiveram presentes para discutir medidas em comum.

Extrema é referência em Saúde para seis municípios vizinhos, já recebemos os pacientes deles em período normal. Daí a importância de uma ação conjunta, os secretários de saúde destes municípios têm que se falar o tempo todo”, pontua João Batista.

“Graças a Deus temos um bom relacionamento e as cidades estão todas empenhadas em proteger a população. O fluxo de atendimento para o coronavírus está funcionando, a comunicação está alinhada, cada um sabe o que fazer.”

Novamente, o Prefeito orienta para que a população esteja atenta às recomendações. “Nunca vivemos uma situação assim, não há um manual de instruções. Muitas decisões poderão parecer exageradas no futuro, mas preferimos errar pelo excesso do que pela falta. Segundo João, todas as decisões estão sendo tomadas com base nas orientações da equipe de Saúde do município, do Estado e do Ministério. “Estamos trabalhando 24 horas para que nossa cidade passe por esta pandemia da melhor maneira possível. Pedimos a compreensão de todos e que Deus e Santa Rita nos protejam”, completa.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>