Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro acontecerá o tradicional desfile cívico da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fanfarra Municipal de Extrema, Grupo de Escoteiros de Extrema – Lobo Guará e Projeto Auê, além de reunir 18 escolas municipais, desde os níveis infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O evento terá início às 8h30 na Av. Alcebíades Gilli (em frente à Praça Itália).
Para este ano, tema do desfile é “O que a sua escola tem de melhor?”. Três escolas foram sorteadas para representar o tema com apresentação, as demais desfilarão sob a leitura do texto representativo contando o que cada escola tem de melhor, qual a contribuição de cada uma para a construção de um município, um país e um mundo melhor.
“A independência se faz com a participação de todos, é construída no dia a dia de cada cidadão, portanto a educação tem papel fundamental na conquista da independência e da liberdade”, explica a Secretária de Educação, Geisa Ramos. Além dos desfiles, as escolas municipais realizarão diversas atividades pedagógicas em sala de aula para resgatar a tradição.
A Independência do Brasil foi declarada em 1822 tendo como grande marco o grito “Independência ou Morte!” realizado por D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga no dia 7 de setembro. O país se torna uma monarquia e em 1º dezembro do mesmo ano, D. Pedro I é coroado a imperador do Brasil, pondo fim aos 322 anos de domínio colonial exercido por Portugal.
Para o desfile, são esperados 1.200 participantes e todos os cidadãos estão convidados a prestigiar este grande evento. “É de extrema importância a valorização da Pátria e mostrar para comunidade o significado dessa data em nosso país”, acrescenta Geisa Ramos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema