O índice tem como principal objetivo fornecer um diagnóstico a respeito das redes de ensino no Brasil para melhoria da educação nos municípios, estados e no país
Em 14/08, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Educação Básica (INEP) divulgaram os resultados no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB) de 2023. Com 6,3 no Ensino Fundamental I e 5,1 no Fundamental II, as escolas municipais de Extrema apresentaram excelente rendimento, superando as médias nacional e estadual.
O IDEB 2023 representa um importante recorte da educação brasileira por se tratar da segunda avaliação dos estudantes que vivenciaram os impactos da pandemia de covid-19. Em Extrema, as unidades administradas pela Secretaria Municipal de Educação obtiveram resultados positivos, sendo 6,3 no Ensino Fundamental I (média de 6,2 no estado e 6.0 no país) e 5,1 no Fundamental II (média de 4.6 no estado e 5.0 no país).
Principal indicador de qualidade educacional no Brasil, o IDEB relaciona as taxas de rendimento escolar obtidas anualmente por meio do Censo Escolar e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP (a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB), a cada dois anos.
Os resultados apresentados indicam que, apesar das dificuldades causadas pela pandemia, Extrema segue evoluindo na Educação Municipal, que atualmente conta com mais de 10.200 alunos matriculados.