Extrema tem programação especial para celebrar a 3ª Semana da Pessoa com Deficiência

A Atenção Primária à Saúde (APS) estabeleceu atividades preventivas voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo é ressaltar a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, assim como sensibilizar os profissionais de saúde para a correta abordagem aos pacientes com deficiência.

Como diferencial deste ano, as diversas programações serão desenvolvidas ao longo de um mês, baseando-se no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

As atividades serão iniciadas no dia 6 de agosto, quando acontecerá uma palestra realizada pela Equipe Multidisciplinar do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) voltada aos Agentes Comunitários de Saúde e equipe multidisciplinar da Atenção Primária, a fim de capacitar os agentes na forma de abordagem.

A partir do dia de abertura até o dia 4 de setembro, as unidades de saúde abrirão alguns espaços na agenda para oferecer atividades destinadas às pessoas com deficiência, bem como dar prioridade aos atendimentos e visitas domiciliares a essas pessoas. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) terá uma programação diferente e por isso, a pessoa que quiser participar deverá verificar as ações na UBS do bairro.

Para reafirmar o contexto da campanha, na semana do dia 19 a 22 de agosto, todas as unidades de saúde realizarão uma atividade extra, mostrando a importância da participação da família em todos os processos de vida da pessoa com deficiência, seja ela na questão de desenvolvimento, habilitação e reabilitação. Encerrando as atividades com o CineNasf Especial, no dia 4 de setembro às 13h, no Cine Teatro, será exibido para toda a população um filme que será divulgado em data posterior.

A campanha é uma parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e Saúde da Família, e vem de encontro com a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto, celebrada anualmente.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam