A Secretaria Municipal da Saúde lançou uma campanha de conscientização para garantir aos pacientes a importância em não faltar às consultas e em avisar a ausência com até 24h de antecedência
A Prefeitura de Extrema, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou uma campanha nas redes sociais intitulada “Mais faltas, menos atendimentos”, no qual quer conscientizar a população acerca das inúmeras faltas registradas no Centro de Especialidades Médicas neste último ano de 2023.
Segundo levantamento, mais de 18,5 mil pacientes não compareceram às consultas pré-agendadas no CEM, resultando num prejuízo irreparável para o setor de saúde do município.
De janeiro a dezembro de 2023 foram agendadas 84.994 consultas, sendo que apenas 66.324 pessoas compareceram, o que equivale a uma taxa de absenteísmo de 21%, prejudicando a fila de espera e o atendimento de muitos especialistas, que deixaram de atender mais pacientes.
Dados apontaram que destes faltosos: 6,75% se trata de procedimentos de ultrassonografia e ultrassom, outros 2,2% equivale a faltas em consultas de oftalmologista e 1,96% de faltas em consultas de ortopedia, confira a lista completa:
1. Ultrassonografia: 5.742 faltas
2. Oftalmologista: 1.949 faltas
3. Ortopedista: 1.671 faltas
4. Ginecologia e obstetrícia: 1.212 faltas
5. Dermatologista: 890 faltas
6. Neurologista: 780 faltas
7. Cirurgião Geral: 713 faltas
8. Endocrinologista: 601 faltas
Em caso de falta, o paciente deve informar o Centro de Especialidades Médicas com até 24h de antecedência, para que a Central de agendamento realize com tempo hábil o encaixe de outro paciente.
Para mais informações, entre em contato com o CEM através do telefone (35) 3435-2465.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema