Farmácias municipais de Pouso Alegre dobram distribuição de medicamentos

1

A informatização da gestão de estoque e a expansão das unidades de farmácia comunitária garantiram o aumento da distribuição de medicamentos gratuitos pela Prefeitura de Pouso Alegre. A média que girava em torno de 8 mil atendimentos por mês em 2013, chegou a 16 mil este ano. As mudanças ainda reduziram o índice de perda de medicamentos e acelerou o atendimento nas unidades. O balanço é da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2014, o município deve investir R$ 2,4 milhões na compra e distribuição de remédios. Ao todo, cerca de 125 mil atendimentos serão feitos durante o ano nas sete unidades farmacêuticas da cidade. O secretário de Saúde, Luis Augusto Cardoso, observa que as novas locações da Farmácia Central, que migrou para o prédio que sedia a pasta, mais amplo e moderno, facilitou a implantação do sistema de gestão. Nosso objetivo era ganhar eficiência na programação da compra, logística, organização do estoque e agilidade no atendimento. A excelente estrutura do prédio que abriga a Farmácia Central nos deu as condições que precisávamos para atingir esse objetivo, avalia.

A estrutura de dispensação de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde conta com a unidade central e outras seis, localizadas em todas as regiões da cidade. Os bairros São João, Faisqueira e Foch contam com farmácias comunitárias, que funcionam em prédios próprios. No São Geraldo, a distribuição de medicamentos é feita em uma unidade instalada na Policlínica Municipal. Nas regiões dos bairros Cidade Jardim e São Cristovão, elas funcionam nos postos. As unidades de farmácia comunitária atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Todas as ações que adotamos na Saúde desde 2013 têm como objetivo final aproximar os serviços médicos das casas das pessoas. A descentralização da distribuição de medicamentos é guiada por este mesmo objetivo, explica o secretário de Saúde.

A estratégia de aproximação dos serviços médicos da população é orientada pelo programa Saúde Mais Perto de Você. A ação prevê um conjunto de mudanças na gestão e operação dos serviços de saúde no município para garantir atendimento mais eficaz, humano e próximo dos pouso-alegrenses. As mudanças compreendem a ampliação e fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e das farmácias comunitárias, implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e investimentos na humanização do atendimento prestado aos moradores.

Todas essas medidas ganham vigor com a implantação do Sistema de Gestão Plena da Saúde, medida que torna o município gestor dos três níveis de atendimento em saúde: básica, média e alta complexidade. Com mais autonomia e acesso a novos recursos, o município terá as ferramentas necessárias para aproximar os serviços de saúde das pessoas, melhorando sua qualidade e eficiência, avalia o prefeito Agnaldo Perugini.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>