Férias: Cuidado com o Sarampo

Com as férias de verão, período com grande chance de deslocamento de pessoas para diversas regiões, a Prefeitura de Vargem, por meio do Departamento de Saúde alerta aos munícipes e turistas sobre o vírus do sarampo, e ressalta a necessidade de proteção contra a doença aos viajantes, pois é grande a chance de se exporem à infecção ao viajar para áreas de risco dentro e fora do país.

Segundo o Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo não apresenta circulação endêmica do vírus do sarampo desde 2000, mas a doença continua ocorrendo em diferentes regiões do mundo. Em 2014, países da Europa, Ásia, África, Oceania e das Américas registram casos da doença.  Nas Américas, no período de 1º de janeiro a 25 de outubro de 2014, novo recorde de casos foi alcançado: 1.654 casos, ultrapassando o maior número de 1.363 casos em 2011.

O Brasil, de acordo com os dados até 29 de outubro de 2014, apresenta 538 casos de sarampo, sendo que 503 foram registrados no Ceará, 27 em Pernambuco, sete em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.

Os casos ocorreram em indivíduos não vacinados ou sem vacina documentada. Houve internação em cinco casos sem registro de óbitos.  Segundo Marcus Leme, responsável pelo Departamento de Saúde em Vargem, “a vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz, e os viajantes devem estar com suas vacinas atualizadas antes de viajar, preferencialmente 15 dias antes da viagem”, explica.

A vacina é recomendada, com especial atenção aos viajantes com destino a região nordeste do país, incluindo crianças de seis meses a um ano. As crianças menores de seis meses de idade não devem ser vacinadas, assim como as gestantes e os viajantes que apresentem contraindicações médicas para receber a vacina.

Segundo Marcus, é importante reforçar a vacinação de profissionais que atuem no setor de turismo como motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com turistas. “Como também, fortalecer a vacinação dos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas e outros e a vacinação dos profissionais da educação”, finaliza.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>