Com objetivo de abrir espaço para ferramentarias bragantinas no mercado nacional e fomentar a economia do município, o prefeito Fernão Dias participou, na última quinta-feira, dia 21, da Feira Mundial de Construtores de Moldes de Ferramentaria, Design e Desenvolvimento de Produtos em Joinville, Santa Catarina. No evento, foi assinado protocolo de intenções entre as regiões ferramenteiras do Brasil.
O protocolo busca propor novas ideias à Politica Industrial de Ferramentaria, entre elas, quatro de mais relevância. A primeira restringirá importações de moldes e ferramentaria; a segunda, realizará ações de capacitação profissional e gestão com apoio dos setores especializados, como Sebrae e Senai, e interação acadêmica com os Centros de Pesquisas Tecnológicos; a terceira, solucionará problemas com certidão negativa de débitos tributários a qual, por vários motivos, impede linhas de financiamento; e na quarta, por fim, o setor novamente mostrará apoio para que o Governo Federal implante o programa de modernização de máquinas das fábricas brasileiras.
Além de Bragança Paulista, assinaram protocolo Christian Dihlmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Paulo Sérgio F. Braga, representante da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Alberto Gonçalves, representante do Arranjo Produtivo Local (APL) do Grande ABC, e Giovanni Rocco, secretário-executivo da agência de Desenvolvimento do Grande ABC, bem como representantes de sindicatos dos metalúrgicos.
Em seu discurso, o prefeito Fernão Dias apresentou a cidade e ressaltou que há 97 ferramentarias no município e estas geram muitos empregos. Enfatizou também a importância da feira, “Fiz questão de vir aqui, pois sei da importância desta feira nacionalmente. Isto será pioneiro. Logo, todos os prefeitos do Brasil estarão aqui”. Finalizou convidando todos que queiram montar uma empresa em Bragança Paulista serão recebidos de braços abertos.
A Administração Municipal busca realizar ações para atrair empresas ao município. Entre elas, foram sancionadas leis para incentivar o desenvolvimento econômico, oferecer benefícios fiscais, incentivar pesquisas tecnológicas e capacitar pessoas através do projeto ‘Inclusão Social, Qualificação, Geração de Renda e Empregabilidade’.
A próxima ação da Prefeitura para o desenvolvimento das ferramentarias da Região Bragantina será a realização do fórum ‘Sinergia/Ferramentarias – Metálico, na busca de maior competitividade’, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 28, no salão nobre da Universidade São Francisco (USF).
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista