Foi realizada no sábado, 19/9, a Grande Final da 11ª edição do Festival de Boteco de Extrema. O evento aconteceu no Cine Teatro “Fábio Andrade de Oliveira – Fabinho” e seguiu todos os protocolos e recomendações sanitárias de enfrentamento da Covid-19.
Quem faturou a 1ª colocação, após ser eleito pelo corpo técnico de jurados, foi a “Butequeria Mineira” – de Walney Ferreira – com o delicioso petisco Cupim de Cana. O empreendimento foi um dos cinco mais votados pelo público. Disputaram a primeira colocação o “Cantinho dos Quitutes”, “Japa Pizza e Batata”, “Junhinho Fast Food” e “Tapiocaria Extrema Gourmet”. Os 19 participantes reuniram os mais deliciosos sabores da mesa mineira em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais, que foi o tema deste ano.
Premiação com grande show live de Sideral
A Butequeria Mineira recebeu o troféu das mãos dos secretários municipais de Turismo e de Cultura da Prefeitura, Ana Paula Odoni e Pablo Farina, de Ítalo Rick, representante da Energisa Sul/Sudeste de Minas (patrocinadora do evento), da coordenadora geral proponente do evento, Elke Rezende, do coordenador geral, Henrique Cunha, e dos chefs Edson Puiati, Mônica Ramos, José Francisco e Maiara Domingues e Lino. Ao final da premiação, o renomado cantor Wilson Sideral tocou os seus maiores sucessos no show live que foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais do festival.
“Foi com grande emoção que recebi o resultado final, mesmo porque tínhamos inúmeros pratos fantásticos e de sabores inigualáveis. A nossa culinária é rica por sua diversidade de ingredientes e cada petisco trouxe as peculiaridades da mesa mineira. Estou feliz por representar a gastronomia de boteco da nossa cidade!”, contou emocionado Walney Ferreira.
Para Elke Rezende, foi um grande desafio realizar o evento no formato delivery. “Somos movidos pela gestão cultural e isso nos motiva a inovar, principalmente em face à pandemia do novo coronavírus. O nosso compromisso foi levar boteco até o extremense – e felizmente conseguimos! Este formato ‘boteco dentro de casa’ reitera o apoio ao empreendedor da cadeia gastronômica e fortalece o vínculo com a cultura e o turismo local. Foi deliciosamente desafiador”, destacou.
Quem fez a gestão do Festival 2020 foi a Nossa Senhora das Produções, empresa da capital mineira, especializada em grandes eventos em todo o estado de Minas Gerais e também em outras cidades do país, que esse ano conta também com a Espaço Ampliar, com larga experiência no segmento de gastronomia. O patro cínio foi da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG, com apoio da Prefeitura de Extrema, por meio das secretarias de Cultura e Turismo.
“O Festival de Boteco de Extrema é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores apostas na promoção do turismo e da cultura. Conseguimos realizar o evento no formato online e isso foi pioneiro em termos de gestão social. Conseguimos atingir os objetivos propostos pela administração pública que é de incentivar o empreendedorismo e dar condições para que a engrenagem da economia movimente todos os setores atrelados”, destacaram os secretários municipais.
Acompanhe o que rolou na grande final acessando as redes sociais @comidadebotecoextrema (Instagram) e facebook.com/Comidadebotecoextrema (Facebook).
Fonte: Festival de Boteco de Extrema