Artistas de distintos estados brasileiros estarão reunidos em Monte Verde para oferecer ao público atrações culturais gratuitas. O simpático e pitoresco distrito de Camanducaia, Minas Gerais, começou a se preparar para a 7ª Edição do Festival de Inverno. O evento acontece aos sábados, de 06 a 27 de julho de 2019.
Conhecida como a suíça brasileira, Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, em uma região muito apreciada por turistas em busca das delícias proporcionadas pelo inverno e também de esporte radicais. Durante os quatro sábados do mês de julho, grupos de São Paulo e Rio de Janeiro e também locais e de outras cidades mineiras levam para Monte Verde música, teatro e dança em cortejos ao ar livre e apresentações na Galeria Suíça, localizada no centro da vila.
Do Rio de Janeiro, participam do Festival Os Ciclomáticos e parte da Brasil Caledônia Pipe Band. A companhia teatral carioca apresenta o premiado espetáculo “Ariano – o Cavaleiro Sertanejo” e a banda, que também reúne grupos da grande São Paulo e de Campinas, traz “Banda Brasil Caledonia, Highland Dance Brasil, OranIrish Music e Cia Celta Brasil”, para uma experiência musical autêntica, em estilo celta escocês e irlandês, com gaitas, percussões, danças celtas, quarteto musical e dança irlandesa.
Nas apresentações de dança e música, o Festival conta com o Ballet da ABMV – Associação de Beneficente de Monte Verde que recebe o Grupo Letônia SkaņumājasMuzikanti, vindo especialmente para o evento, para a apresentação “Dança da Letônia” e “Cantores Letônia”. Nas artes cênicas, a programação inclui, além de Os Ciclomáticos, com Grupo Atrás do Pano, de Belo Horizonte, com “Estórias Cantantes”, Rabugentos Cia Teatral, de São Paulo, com a apresentação de “Melobramas de Picadeiro”, Cia Tomara que não Chova, de Campinas, com a “Caravana Roliday” e o Grupo de Teatro de Monte Verde, que apresenta o espetáculo “XiqueXique”.
Como tradição, a Orquestra Filarmônica Melhoramentos Caieiras, da cidade de Caieiras, São Paulo, encerra o festival com uma apresentação ao ar livre regida pelo maestro Luiz Crema. O grupo que nasceu como uma banda, em 1921, nas dependências da Companhia Melhoramentos de Papel escreve sua história baseada na formação musical de jovens.
O Festival, preparado por uma equipe multidisciplinar em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, tem a chancela da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e da Melhoramentos Florestal, através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Tem gestão da Associação Trium Brasil e Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e apoio do COMTUR, da ACMV e da AHPMV.
De acordo com o Secretário de Turismo de Camanducaia, Allysson Aquino, o Festival, além de abrilhantar Monte Verde, é um importante diferencial turístico. “O turista que visitar Monte Verde encontrará muitas opções de lazer, cultura, gastronomia e natureza, aliadas à ótima hospitalidade dos moradores e comerciantes do distrito”, afirma.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Camanducaia