A cidade de Estiva, localizada no extremo Sul do estado, foi palco de um dos maiores festivais mineiros de dança. Desde o final de agosto, o município tem recebido grupos vindos de diversas localidades – todos com o mesmo intuito: mostrar o talento musical e expressar-se por meio da dança. Após sete anos sem ser promovido, o evento voltou ainda mais forte e somou sua oitava edição. Companhias de Minas e de outros estados marcaram presença.
A anfitriã Estiva, os municípios sul-mineiros de São Lourenço, Pouso Alegre, Cambuí e Varginha, além do interior paulista, representado por Bauru e Bragança Paulista, e a capital fluminense Rio de Janeiro, mostraram alta performances.
A edição 2013 do Festival Nacional de Dança terminou na semana passada e durante a sua realização, foi realizado o Baile Eletromusic para todos os participantes e comunidade. Workshops, ministrados por profissionais do meio artístico, trouxeram outra tônica à iniciativa cultural. A organização registrou mais de 400 dançarinos que participaram efetivamente do evento. “A Praça da Matriz ficou lotada os dois dias e cotamos com o apoio da Prefeitura Municipal e dos comércios locais”, destaca um dos organizadores. De acordo com a organização, os voluntários e amigos que apoiaram a ação contribuíram para elevar novamente o município de Estiva no cenário da dança no país.