Final de semana é marcado por eventos contra o preconceito em Bragança Paulista

20.11.2017 Dia da Consciência Negra (2)

Parada do Orgulho Gay e comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra reivindicam respeito as diferenças.

No domingo, 19, encerrando a X Semana da Diversidade Sexual que aconteceu em Bragança Paulista, foi realizada a XI Parada do Orgulho Gay com o tema ‘O Estado é laico, respeite a Diversidade’. A concentração teve início ás 14h, na Travessa Riachuelo e o desfile seguiu em direção a Passarela Chico Zamper com milhares de pessoas participando.

O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com ações também da Secretaria Municipal de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, com o programa DST/AIDS.

Ao longo do evento, foi ressaltada a luta dos movimentos pela diversidade sexual para a conquista de direitos com políticas públicas voltadas à população GLBT, sempre com o intuito de oferecer dignidade e melhor qualidade de vida. O discurso reforçou a necessidade de uma sociedade mais humana.

Na segunda-feira, 20, foi a vez da comemoração alusiva ao Dia da Consciência Negra, uma ação coletiva do Instituto Entrando em Cena, a ABUC – Associação Bragantina e Umbanda e Candonblé, grupos artísticos convidados, com apoio da Axé Nagô e da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A concentração aconteceu na Praça Princesa Isabel, em frente à Igreja do Rosário, com a participação de vários grupos como a comunidade da ABUC – Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé, grupos de maracatu, manifestantes e difusores da cultura popular para a V Caminhada Zumbi dos Palmares.

O movimento seguiu descendo a Rua Cel. João Leme sentido à Avenida dos Imigrantes, entrando na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira e chegando na Praça Cel. Jacinto Osório, no Matadouro, onde foi realizada a abertura do encontro e apresentações artísticas do grupo Afoxé Nação Nagô Mirerê, da Cia. Malungos do Baque, da dupla Ray Almeida e Eliomar Vieira, da Academia de Capoeira Raça em Movimento e do grupo Batuque de Okan. No local, houve ainda exposições de roupas típicas e feira de culinária africana.

Na ocasião, foram ressaltadas as dificuldades que os negros passam há séculos, as oportunidades limitadas, o preconceito e racismo ainda enfrentado, as lutas e conquistas, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, entre outros assuntos. A luta ainda permanece por uma sociedade mais humana.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

20.11.2017 Dia da Consciência Negra (4)

20.11.2017 Dia da Consciência Negra (5)

20.11.2017 Dia da Consciência Negra (6)

20.11.2017 Dia da Consciência Negra (11)

20.11.2017 Dia da Consciência Negra (16)

19.11.2017 XI Parada do Orgulho Gay (2)

19.11.2017 XI Parada do Orgulho Gay (5)

19.11.2017 XI Parada do Orgulho Gay (8)

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>