A Prefeitura de Camanducaia fez a adesão do Programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, que tem como principal objetivo desenvolver ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais nas escolas, o programa abrange alunos de 0 a 18 anos.
O Programa tem como foco a identificação das barreiras que impeçam ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais na escola e, o desenvolvimento de ações envolvendo as políticas de educação, assistência social, de saúde e de direitos humanos, para superar essas barreiras.
O Programa Benefício de Prestação Continuada está arquitetado em quatro eixos, são eles: identificar, entre os beneficiários do BPC até 18 anos, aqueles que estão na escola e aqueles que estão fora da escola; identificar as principais barreiras para o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC; desenvolver estudos e estratégias conjuntas para superação dessas barreiras; manter acompanhamento sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao programa.
Dados dos beneficiários serão recolhidos durante as visitas domiciliares de aplicação do questionário, que serão inseridos no Sistema BPC na Escola. Inicia-se então nova etapa do programa: o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do programa, para superação dos obstáculos de acesso e permanência na escola do público do BPC na Escola.
Participaram do curso as servidoras públicas: Claudete Maria do Nascimento Moraes e Silva, Supervisora pedagógica, Daiane Teodoro, Assistente Social, e Eliana Maciel, Chefe do PSF.
De acordo com o Prefeito Edmar Dias, a administração municipal está cada vez mais preocupada com a inclusão, de forma efetiva. Para que alunos portadores de necessidades especiais consigam ir à escola e, sobretudo, permaneçam até sua completa formação acadêmica. “Certamente esse programa trará bons resultados futuramente, pois hoje a evasão escolar desses alunos é grande em todo o país. Queremos que nossas escolas, serviços de saúde e de assistência social trabalhem cada vez mais unidos, só assim conseguiremos trabalhar com a família integrada, levando mais qualidade de vida a cada cidadão” conclui o Prefeito.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Camanducaia