A Gerência de Turismo da Prefeitura Municipal de Extrema promoveu no período de 12 a 16 de novembro, a Pesquisa de Demanda Turística. Essa pesquisa foi aplicada pela Estatística Segura (empresa vencedora do referido processo licitatório) e com o objetivo principal de identificar o perfil de turistas e excursionistas que visitam o município de Extrema nos meses de baixa temporada.
A metodologia adotada pela empresa contratada para realização de Pesquisa de Demanda Turística em Extrema consistiu em pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais e individuais. As entrevistas foram realizadas em pontos de fluxo, dos locais indicados pela contratante, com abordagem aleatória.
A pesquisa aborda gênero, origem dos turistas, faixa etária, estado civil, escolaridade dos entrevistados, motivação do turista a visitar Extrema, sociabilidade do turista, verificação se esta era a primeira visita, tempo de permanência no destino, meio de transporte utilizado, serviços utilizados durante permanência, gasto médio, meios de hospedagens mais utilizados, conhecimento sobre as Rotas Turísticas e avaliação sobre os pontos fortes e fracos do destino.
Ressaltamos que no início de 2016, a Gerência de Turismo promoveu, através da empresa ADDtur, a aplicação da Pesquisa de Demanda – alta temporada. A importância da conclusão da presente pesquisa reside no fato de que a partir dos resultados gerados por ambas as análises, a Administração Municipal irá possuir o perfil do turista (em baixa e alta temporada), dados de grande relevância para subsidiar a gestão da política pública de turismo e o processo de planejamento.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema