Projeto trabalha a formação político-cidadã dos estudantes através do livro “Constituição em Miúdo”
A Câmara Municipal de Extrema, em parceria com a Escola do Legislativo, promoveu na manhã de 06/10, a terceira edição da Gincana do Saber Mirim, com alunos da rede municipal. Participaram as escolas Evandro Brito da Cunha, José Sebastião Morbidelli, João Orsi de Moraes, Maristela Carniel Onisto e Osvaldo de Oliveira. Quem fez a melhor pontuação foi a E.M. Evandro Brito, representada pelas jovens Rayssa da Silva Alves Santos e Sofia Godofredo da Silva, alunas da professora Jéssica de Paula Rodrigues Caldeira.
A Gincana do Saber tem a intenção de trabalhar a formação político-cidadã dos estudantes a partir do livro “Constituição em Miúdo”, oferecendo a oportunidade de participação no Poder Legislativo por meio da dinâmica de perguntas e respostas. O livro foi elaborado por Madu Macedo, da Escola do Legislativo de Pouso Alegre e publicado pelo Senado Federal.
A aluna Rayssa disse que, quando começou a participar do projeto, imaginava que não iria entender por conta das palavras às quais não estava familiarizada. “Com a ajuda da professora nós fomos aprendendo e compreendendo melhor”, falou.
Já a aluna Sofia viu a experiência como enriquecedora. “Foi uma maneira da gente brincar e aprender. Foi uma experiência muito construtiva para o nosso conhecimento”, disse.
A professora Jéssica acredita que o projeto é importante para os jovens. “Eles têm contato com a legislação brasileira, com a Constituição. Entendem mais sobre seus direitos e deveres, as obrigações como cidadão brasileiro”, afirmou.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Mariana Lima, também ressaltou a importância do projeto. “É um projeto que se desenvolve durante o ano com as aulas sobre a Constituição Federal. Com o livro “Constituição em Miúdos” eles conseguem estudar, aprender e, depois, vêm aqui participar, competir, e dão um show”.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema