Grupo da Letônia faz apresentação memorável no Festival de Inverno de Monte Verde

O grupo folclórico Tarkšķi, da Letônia, terra do fundador de Monte Verde, Verner Gringberg (falecido em 2006), abriu com chave de ouro a terceira edição do Festival de Inverno de Monte Verde. Essa apresentação foi a primeira atração internacional da história do Festival e fez sucesso imediato. O trio vindo do país báltico é formado por a líder do grupo Kristīne Karele; Laura Arāja e Sandis Karelis, que além da apresentação oficial, fizeram mais três outras apresentações para os estudantes de Monte Verde, nas escolas locais.

Tarkšķi é um grupo folclórico da cidade de Iecava que está a aproximadamente 40 km da capital da Letônia, Riga. É formado por 90 participantes com idade entre 3 e 45 anos, a maioria crianças mas também possui um grupo familiar onde os adultos e as crianças participam juntos. Eles tocam diversos instrumentos musicais como violas, kokles, flautas, cítaras, bandolins, gaitas; cantam músicas letas; ensinam danças letas e de outros países. “Foi uma surpresa e tanto para o público essa apresentação tão rica culturalmente”, afirma Tiago Mentor, curador do evento.

A apresentação foi inesquecível e muito interativa. O público pode aprender a tocar alguns instrumentos letos e também pode participar das danças da Letônia. A apresentação foi fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira da Cultura Leta e do Ministério da Cultura da Letônia (Latvijas Republikas Kulturas Ministrija), que custearam as despesas de viagens e cachês do grupo. O grupo veio para a tradicional Festa do Ligo (uma das festas mais populares da Letônia), que aconteceu na colônia leta de Nova Odessa e além da apresentação em Monte Verde, apresentou-se no Rio e em São Paulo.

O Festival de Inverno de Monte Verde segue até o dia 25 com mais diversas atrações para os mais variados gostos. O Festival tem apresentação da Melhoramentos Florestal e realização da Prefeitura Municipal de Camanducaia, Associação Comercial de Monte Verde, Associação de Hotéis de Monte Verde, COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e Comissão Comunitária de Eventos. Todas as apresentações e atividades são gratuitas.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam