Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista completa 65 anos de atividade em prol da segurança do município

Na última segunda-feira, 03, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bragança Paulista comemorou 65 anos de atividade no município. A Guarda atua nos sete dias da semana, 24 horas por dia, na proteção dos direitos dos humanos e fundamentais do exercício da cidadania, das liberdades públicas, da preservação da vida e do patrulhamento preventivo. Além disso, desenvolve policiamento, vigilância noturna, guarda de repartições, monumentos, parques e jardins públicos, entre outras competências.

A corporação foi criada em 3 de junho de 1954, através da Lei Municipal nº 181. Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com um efetivo composto por mais de 150 GCMs, sob a coordenação do Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil Dorival Francisco Bertin, Comandante Francisco De Assis dos Santos Costas, Subcomandante Eduardo de Oliveira e Inspetores.

A GCM atua com equipes de patrulhamento motorizado de forma setorizada com equipes de apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Montado de Cavalaria (GAM), equipe de Ronda Ostensiva com Motocicleta (ROM), Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha e Defesa Civil.

Com a Lei nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, a GCM adquiriu maior autonomia em suas ações, sendo um reconhecimento importante e garantindo ainda mais os direitos dos cidadãos e da ordem social. Como é de conhecimento da população, a Guarda Civil Municipal bragantina realiza diversas operações e, graças ao comprometimento com a segurança de Bragança, tem conseguido localizar carros furtados e procurados pela justiça, combater o tráfico de drogas, auxiliar na apreensões de armas, combater à violência em suas diversas formas, entre outros trabalhos.

O Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré têm feito grandes investimentos para a corporação, visando melhorias tanto para o profissional, quanto para a cidade. Desde o início da Gestão foram realizadas entregas de capacetes, novos equipamentos, recuperação das Bases Móveis da GCM, aumento no efetivo com a contratação novos integrantes da Guarda Civil, capacitações e treinamentos oferecidos aos servidores, a renovação da frota de viaturas, bicicletas elétricas para a ampliação do patrulhamento, a aquisição e entrega dos novos fardamentos, compra de armamento novo, munições para treino de requalificação da tropa, compra de espargidor de gás lacrimogêneo e compra coletes balísticos.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista

7 de setembro de 2018 (2)Projeto Guarda Civil Municipal nas Escolas (1)

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam