A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, com o trabalho dedicado dos agentes da Guarda Civil Municipal, tem intensificado os patrulhamentos pela cidade com ações estratégicas e direcionadas. Foram registradas três ocorrências nos dias 2 e 4 de março.
Na última sexta-feira, 2 de março, foram realizadas a captura de um procurado pelo não cumprimento do pagamento da pensão alimentícia e outro por furto qualificado no interior de um veículo. Após denúncia de que um indivíduo estava foragido da justiça, dois Guardas Civis Municipais abordaram o suspeito e realizaram uma pesquisa via INFOSEG, constatando a situação do procurado. Ele foi conduzido ao Plantão Policial e recolhido por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Na outra ocorrência, após o recebimento de denúncia pela Central de Comunicação Operacional (CCO) de que um indivíduo havia praticado furto no interior de um veículo Uno vermelho, estacionado na Rua Artur Bernardes, onde o autor seria um morador de rua, a Guarda Civil Municipal, junto a equipe da Ronda Ostensiva (ROM), foi até o local e colheu mais informações do autor do crime com a vítima. A equipe encontrou o suspeito no interior do restaurante popular Santo Agostinho na posse de uma mochila preta, onde encontraram os produtos furtados (aparelho de som, GPS e um par de luvas). O autor do crime foi conduzido ao Plantão Policial, onde a autoridade de plantão, ratificou a voz de prisão e o sujeito recolhido para ser apresentado em audiência de custódia posteriormente. Os objetos foram restituídos à vítima.
Ainda na sexta-feira, a Guarda Civil Municipal realizou o cumprimento de mandado de prisão preventiva de um procurado por homicídio numa ação em apoio a Polícia Civil, da DIG local.
No domingo, 4 de março, a equipe da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica no Conjunto Habitacional Marcelo Stéfani, Jardim Águas Claras. Ao chegar a residência, a vítima informou que estava dentro de seu carro com seu companheiro, quando começaram a discutir. Ao saírem do carro, a vítima relata que ele começou a agredi-la com tapas e socos, que em seguida pegou um pedaço de madeira e arremessou no carro da vítima quebrando o vidro traseiro, atingindo o filho do casal que é um bebê e a filha da vítima de 5 anos. Enquanto a vítima prestava depoimento, o autor do crime apareceu na garupa de um mototáxi e então foi detido e encaminhado para a delegacia, onde foi preso em flagrante por violência doméstica.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista