A partir desta segunda-feira, dia 1 de setembro, todos os guardas civis municipais participarão de curso de requalificação profissional, oferecido pela Prefeitura de Bragança Paulista, não apenas com objetivo de aprimoramento pessoal, mas também de cumprir as exigências do convênio com a Polícia Federal, que permite que os mesmos trabalhem armados.
Os guardas foram divididos em quatro turmas e terão aulas teóricas e práticas. Cada turma terá 10 dias de aulas. As aulas ocorrerão no piso superior da Piscina Maria Astrid Dubard, no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem) e no Centro de Treinamento Tático (CTT), em Ribeirão Pires.
A carga horária é de 80 horas. A primeira aula foi sobre Defesa Pessoal. Na terça-feira, dia 2, a aula será de Educação Física. Segundo o cronograma do Centro de Treinamento Tático (CTT), empresa responsável pelo curso, na quarta-feira, dia 3, e na sexta-feira, dia 5, os guardas civis receberão instruções sobre primeiros socorros e incêndios, enquanto na quinta-feira, dia 4, o tema será legislação.
Para a semana seguinte, serão ministradas novas aulas de defesa pessoal, psicologia funcional e teoria e prática de tiro. O curso é formatado com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e tem como objetivo melhor preparar os guardas para o trabalho diário e continuo nas ruas, garantindo assim a segurança dos cidadãos.
O curso se estenderá pelos meses de setembro e outubro e a divisão em turmas ocorreu para que o atendimento à população não fosse prejudicado.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista