O projeto Guardião das Águas iniciou, nesta semana, o trabalho para cercar a 5ª propriedade, em Camanducaia. A área, de nove alqueires no total, fica no bairro do Pinhalzinho, e pertence à micro-bacia do Pinhal.
O projeto é realizado em parceria com o IEF e a APA Fernão Dias, e tem como principal objetivo a conservação do solo, florestas e águas do município. Essa bacia foi selecionada por critérios técnicos que a determinaram como prioritária para o abastecimento da maior parte da população de Camanducaia. O projeto começou em 2016.
A ação conta com o apoio ainda das ONG’s estrangeiras TNC, WRI e IUCN. Com o Guardião das Águas, Camanducaia está se preparando para auxiliar os proprietários rurais na adequação ambiental de suas propriedades e conservação do solo, florestas e águas.
O projeto ainda está cadastrando as nascentes ou cursos d’água dentro de propriedades. Segundo a Prefeitura, é uma maneira de conhecer os recursos naturais do município e trabalhar para a preservação dos mesmos. Para preencher o cadastro, o proprietário deve ir até a Secretaria de Meio Ambiente, que fica na sede da Prefeitura de Camanducaia.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Camanducaia