Historiador de Córrego do Bom Jesus lança livro “Questões de América Latina Con-temporânea”

diegoomar

Foi lançado, no dia 29 de abril, um novo livro organizado pelo historiador Diego Omar da Silveira, um mineiro, natural de Córrego do Bom Jesus. “Questões de América Latina Contemporânea: novos objetos, novas dimensões, novas temporalidades” vem à tona em um momento no qual o Brasil vive uma grande convulsão, com sérias disputas em torno que é a democracia e o Estado democrático de direito – “algo importante para pesquisadores que buscam pensar as culturas políticas em um continente ainda marcado pelos legados autoritários das ditaduras que se impuseram na segunda metade do século XX”, ressalta Diego Omar.

A obra foi construída em parceria com Isabel Leite, da Universidade Federal Fluminense e Mario Ayala, da Universidade de Buenos Aires e acaba de ser publicada pela Editora Fino Traço (Belo Horizonte) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Ainda de acordo com Diego Omar, foram mais de dois anos de trabalho, envolvendo discussões e debates em eventos e fóruns especializados.

“O objetivo era entregar aos leitores textos de fácil compreensão, mas que refletissem os resultados das pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado de jovens professores universitários, empenhados em indagar sobre a história recente da América Latina e os desafios atuais do nosso continente. Outra ideia era parar de olhar exclusivamente para os Estados Unidos e para a Europa para dialogar mais de perto com a produção acadêmica de nossos vizinhos, por isso o livro conta com vários autores argentinos”, comentou o historiador.

A primeira divulgação do livro foi feita em Manaus, mas em breve o livro deverá ser lançado também na capital mineira e em Cambuí.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam