Até que o relógio biológico se ajuste à mudança, vale redobrar os cuidados durante os trajetos
Muita gente curte o horário de Verão, afinal, dias mais longos são sinônimo de mais horas para aproveitar, sobretudo para praticar exercícios e curtir o lazer. Mas há um grupo que não gosta da mudança porque tem mais dificuldades para se adaptar. Independente de gostar ou não, é preciso, sim, ajustar o relógio biológico; e especialistas dizem que isso pode demorar até uma semana.
Quem acorda muito cedo tem que aumentar o sacrifício; pois vai cair da cama ainda mais de madrugada. E quem costuma dormir tarde, acaba esticando a sua noite nos primeiros dias. O resultado para os dois grupos é aquela sensação de que o corpo está mais cansado do que o normal, porque pode perder aquela preciosa hora de sono. E fazer trajetos cansados seja em veículos ou mesmo à pé pode ampliar a distração e aumentar os riscos de acidentes.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) faz um alerta: nesta semana de adaptação, procure redobrar os cuidados na direção, pois se junto com o cansaço, o condutor ainda tiver que se apressar para chegar ao seu destino, o perigo será sempre maior.
O OBSERVATÓRIO também destaca dicas para minimizar o cansaço em qualquer período:
Faça alongamentos, quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
Mantenha uma boa postura e respire, pois ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço, e ardência nos olhos; causando irritabilidade e reações inesperadas.
A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar.
Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção.
Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas tome cuidado com o volume que pode distrai-lo ao longo do trajeto;
Já para o pedestre, o uso de fones traz riscos enormes de atropelamentos.
Também evite manusear equipamentos como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
Alimentar-se e dormir bem e praticar esportes são hábitos que colaboram para evitar o cansaço e o estresse.
Fonte: www.onsv.org.br