A estimativa populacional 2016 divulgada pelo IBGE na última terça-feira, dia 30, confirma o que é perceptível para quem visita Pouso Alegre: a cidade é a que mais cresce no Sul de Minas. Segundo o IBGE, já são 145.535 habitantes residentes no município. São 1.689 pessoas a mais que o ano passado, e 14.920 em relação ao Censo de 2010. Se comparar com as maiores cidades da região, Pouso Alegre é a que ganha mais novos moradores a cada ano (IBGE).
Para a Prefeitura, a população de Pouso Alegre é ainda maior do que a divulgada na estimativa do IBGE. O método do instituto para essa estimativa baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). Mas, foi justamente após 2010 que Pouso Alegre deu um salto de desenvolvimento.
Quem vive na cidade percebeu que, nos últimos seis anos, Pouso Alegre teve um crescimento mais acentuado, com vários novos empreendimentos imobiliários surgindo, sendo loteamentos, condomínios… grandes indústrias que chegaram como DHL, XCMG, Serra Sul Shopping.
O censo do IBGE não contabiliza a população flutuante, referente aos cidadãos que circulam na cidade, como estudantes e trabalhadores de outras cidades, mas que aos finais de semana retornam para suas residências em outras localidades. Isso gera inúmeros gastos para as prefeituras, visto que essas pessoas, ainda que não moradora, faz uso dos serviços públicos, como transporte, saúde e educação.
O crescimento de Pouso Alegre é acompanhado por uma gestão eficiente na entrega de serviços básicos como educação, saúde, saneamento. É o que mostra ranking do jornal Folha de São Paulo, que analisou os dados de 5.281 municípios do País, divulgado nessa segunda-feira, 29. O ranking considera que as administrações que gastam menos para entregar mais serviços de qualidade (REM-F).