Uma das áreas mais importantes numa distribuidora é a de Manutenção, responsável pela programação, controle, acompanhamento e fiscalização dos serviços de melhoria e manutenção do sistema elétrico da empresa. Na Energisa, diariamente técnicos percorrem as redes urbanas e rurais analisando as condições de toda estrutura (poste, cabos e demais equipamentos da rede), a fim de assegurar que o fornecimento de energia elétrica chegue ao seu destino (residências, comércios e indústrias) com segurança e continuidade.
Os desligamentos programados de energia elétrica, ou seja, a interrupção do fornecimento de energia em locais específicos e por um determinado período, divulgados no site da empresa (www.energisa.com.br), pela imprensa, em emissoras de rádios ou por outros meios, são justamente para atender a programação feita pela área de manutenção visando à execução dos serviços de melhoria, como substituição de equipamentos, cruzetas, fusíveis, isoladores, cabos e outros.
“Sem a inspeção rotineira das redes teríamos muito mais desligamentos do fornecimento. Nosso sistema não seria confiável. Muitas vezes nem interrompemos o fornecimento para executar a manutenção preventiva, pois contamos com o serviço de linha viva, ou seja, a melhoria é feita por equipes especiais que trabalham com a rede ligada”, explica o gerente de Operação do Sistema, Fábio Carrasco. A Energisa também realiza a programação de podas de árvores que entram em contato com a rede e podem provocar interrupções acidentais, assim como pela instalação de espaçadores na rede, substituição de postes, limpeza de redes, como retirada de restos de pipas e limpeza de faixas de servidão e demais obras.
“O trabalho de manutenção, aliado a várias outras ações realizadas pela distribuidora, contribuem para que tenhamos bons índices de confiabilidade do sistema de energia elétrica”, ressalta. Investir na manutenção do sistema elétrico significa garantir a segurança do fornecimento de energia para todos.