O Governo Municipal de Vargem, por meio dos Departamentos de Saúde e de Obras, convida toda a população para a inauguração da Unidade de Saúde da Família do Guaraiúva marcada para o próximo sábado, 27/09, às 10 horas. A unidade é parte integrante da Estratégia Saúde da Família, antigo Programa Saúde da Família, e atenderá toda região do Guaraiúva formado pelos bairros dos Pintos, Extreminha, Usina, Piúca e Lopo. No local, a população terá atendimentos básicos e preventivos com a presença de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e futuramente dentista.
O objetivo da unidade é a atenção à família no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
A obra, iniciada no final de agosto, será concluída em um mês. A empresa ITACONSTRUTORA LTDA ME é a responsável pelos serviços com valor de R$ 14.956,05. O local que a unidade foi construída é provisório e fica localizada entre a Igreja de São João Batista e a Escola Municipal, na praça do bairro, na Rodovia Entre Serras e Águas.
Esta será a segunda Unidade de Saúde da Família inaugurada no município vargense, a primeira foi a do bairro Rio Acima/CDHU, inaugurada em 2013. Outra unidade que está em construção é a do bairro da Ponte Alta.
Homenageado
O homenageado que receberá o nome da unidade será o senhor Dorvalino Gonçalves de Souza. Morador do bairro, nasceu em 05 de agosto de 1923, no município de Extrema/MG, sendo o sexto filho de Pedro Gonçalves de Souza e Catharina Bueno de Souza. De família bem humilde, viveu sua infância no bairro da Extreminha (então divisa entre Minas Gerais e São Paulo).
Iniciou muito cedo suas atividades junto à Empresa Elétrica Bragantina (bairro da Usina), e ajudava no sustento da família, apesar da pouca idade. Seus pais partiram desta vida muito cedo, o que fez com que mudasse de vez para a casa do irmão mais velho, José, no bairro do Guaraiúva, o que facilitaria o deslocamento para seu serviço.
Em 1947 casou-se com Thereza Pinto de Oliveira e Souza e desta união nasceram os seguintes filhos: João, José, Antonio Carlos, Maria Neiva, Regina, Rosa, Conceição, Benedito e Valéria. Em 1974, encerrou suas atividades na Bragantina se aposentando. Em 1987, foi convidado a ser ministro de Eucaristia na Paróquia de Santo Antonio em Vargem e desenvolvia tais atividades com amor e dedicação; visitava os enfermos e por muitos anos se dedicou à Comunidade de São João Batista (Guaraiúva), servindo o altar e ainda realizando reuniões de catequese (então catecismo). Em 1999, foi acometido de um tumor, realizando tratamento, cirurgias, e enfrentou sempre com fé. Nem isso fez com que perdesse sua fé, pois quando se recuperou das cirurgias ele dizia: “Vou levar comunhão aos mais doentes do que eu” e ria.
Mesmo diante das suas limitações não deixou de se dedicar à família com a qual sempre estava preocupado em ajudar, bem como os vizinhos, amigos e comunidade. Sua vida era de constante oração e dizia: “rezo por todos e principalmente por quem não reza”.
Em 08 de abril de 2011, encerrou sua caminhada na terra, sendo um exemplo e testemunho de vida a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, deixando um legado de amor à Deus e ao próximo. (Palavras de Valéria Gonçalves, filha de Dorvalino).
Fonte: ASCOM Prefeitura de Vargem