Na última sexta-feira, dia 18 de novembro aconteceu a inauguração da Escola Municipal no Bairro dos Tenentes. O novo prédio público da Educação atenderá aos alunos de 1º ao 9º ano, serão mais de 500 alunos. A nova escola também contará com mais de 75 profissionais, dentre eles, professores, monitores e demais funcionários.
O evento contou com a presença de diversas autoridades entre eles: o prefeito Dr. Luiz C. Bergamin, a primeira dama Dr. Jussara S. Bergamin, assessora de gabinete Giovanna Zecchin, a Secretária de Educação Ana Flávia F. Egídio, Capitão Odair do 59º BPM, Tenente Teles do CBMG, deputados: Dalmo Ribeiro e Rodrigo de Castro, vereadores: Edvaldo Junior, Silvio Gomes, vereadores eleitos: Pastor Rene Cursino, Dr. Roberto e Pericle Mazzi, servidores municipais e moradores do bairro. Também esteve presente na inauguração a família do homenageado.
A Escola recebeu o nome de José Sebastião Morbidelli em homenagem ao integrante da família de origem italiana, José Sebastião ajudou a cidade de Extrema no progresso, um dos seus principais trabalhos foi a participação na criação e desenvolvimento da Estrada da Embratel, que leva turistas todos os dias para o alto da Serra do Lopo. A indicação do Projeto de Lei dando nome a escola foi do vereador Leandro Marinho.
Leandro enfatizou que a homenagem faz jus a um cidadão – membro de uma das mais importantes famílias fundadoras de Extrema – que sempre trabalhou em prol ao crescimento social, no firmamento dos valores morais e bons costumes da família, além de edificar empreendimentos no município.
“Essa homenagem é apenas uma simbólica forma de eternizar o seu nome num espaço destinado à educação de nossas crianças e jovens. É uma maneira lembrá-lo como cidadão que lutou por sua terra e por sua gente”, destacou Leandro Marinho.
A Escola Municipal José Sebastião Morbidelli está na Rua João Batista Cardoso, 390, entre os residenciais Tenentes II e IV e próximo a UBS recém inaugurada e já está com 2 novas creches sendo construídas, uma ao lado da escola e outra do lado oposto da rua. A localização da escola, creches e a UBS foram planejadas para criar um centro de convivência nos bairros para evitar o deslocamento das famílias, assim facilitando as tarefas do dia a dia das famílias que utilizarão dos serviços de ensino e saúde municipais.
Todas estas ações da administração municipal são em benefício da população extremense que recebe em seu bairro qualidade no atendimento em saúde e educação. Por estes motivos que a cidade de Extrema sempre está em destaque na mídia e nos órgãos de pesquisa que avaliam a qualidade de vida no Brasil.
A esposa do homenageado, Niceia Morbidelli disse que estava extremamente emocionada. Que a escola ficou maravilhosa e que estava sentindo-se muito importante pela homenagem feita ao esposo, pelo reconhecimento de todo o trabalho que ele fez por Extrema.
Também deixou uma mensagem para as crianças que vão estudar na escola no próximo ano. “Espero que as crianças cuidem bem desta escola, que é maravilhosa e que preserve a escola bonita em homenagem ao meu esposo José Sebastião Morbidelli”.