Nesta quinta-feira, dia 19 de julho, foi inaugurado no Hospital e Maternidade São Lucas o setor de oncologia. A inauguração contou com a presença de diversos médicos, autoridades, familiares, amigos e população de Extrema.
De acordo com Dr. Luiz Carlos Bergamin, o setor oncológico foi inaugurado, através de uma parceria com um grupo médico de especialistas de renome, sendo possível viabilizar a implantação de um serviço que tratará de câncer pela primeira vez na história da cidade.
A equipe será formada por médicos da clínica Oncominas de Pouso Alegre e da Clínica Devita de Sorocaba, ambas as clínicas especializadas em oncologia. Inicialmente haverá atendimento ambulatorial, quimioterapia e cirurgia oncológica.
A Oncominas atua no serviço oncológico desde 1993. O grupo Oncominas oferece tratamento completo em Oncologia Clínica e Pediátrica, Hematologia e Oncohematologia, Radioterapia, e Cuidados Paliativos, onde atua no diagnóstico, tratamento e acompanhamento.
Esse investimento tem como foco a melhoria da assistência médica ao paciente, possibilitando que o Hospital Maternidade São Lucas seja um serviço de referência e excelência para todo o sul de Minas Gerais.
“Que consigamos, cada vez mais, conquistar melhorias para o serviço de saúde de Extrema e região, visando a qualidade do atendimento da nossa população”, disse Dr. Luiz.
Segundo Dr. Luiz, o setor oncológico sempre foi um sonho, que mexe com a alta complexidade dentro de um hospital, isso mostra a evolução do Hospital e Maternidade São Lucas e a resolução de altas complexidades, seja por diagnóstico através de tomografia de ponta, ressonância, endodinâmica na parte cardíaca e agora a oncologia, com quimioterapia e também cirurgia, com apoio das parcerias com a Oncominas e da Clínica Devita.
“No próximo dia 10 de setembro, completaremos 37 anos em Extrema, e sempre foi nosso sonho evoluir este hospital para dar a melhor assistência médica à população de Extrema e região. Ser um Centro Médico de referência no Sul de Minas”, finalizou Dr. Luiz.
Os vereadores Edvaldo Souza dos Santos Junior (Juninho da Dello) e Péricle Mazzi Filho (Pepi) estiveram na inauguração e falaram sobre o a instalação do setor de oncologia. Para Juninho, acredito ser um ganho muito grande para nossa cidade, principalmente para o Hospital e Maternidade São Lucas e região. Mas, nós administradores públicos, temos um desafio muito maior, e através da política, consigamos o credenciamento para que o setor de oncologia do hospital atenda também o SUS, atendendo as pessoas carentes e aqueles que mais precisam.
Para o vereador Pepi, é um ganho enorme para o município. “Já tive na família situações que foi necessário o tratamento oncológico e é muito importante um atendimento bom e ter esse setor na cidade, Extrema só tem a ganhar”.
De acordo com Dr. Carlos Eduardo de Souza, médico oncologista da Oncominas foi graças à parceria realizada, que ser tornou possível trazer para Extrema a Oncologia, um tratamento de alta complexidade na medicina. “Estamos muito satisfeitos e vemos com bons olhos essa parceria e que será de grande crescimento para todos”, disse.
Para o Dr. Eduardo Rizzetto, oncologista clínico, essa parceria é muita satisfatória, podendo propiciar esse ganho de qualidade e assistência para a cidade de Extrema.
Em breve mais inaugurações…