Propriedades rurais se tornam modelos de boas práticas para a conservação da água

Essa semana o IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas entregou a segunda unidade demonstrativa do projeto “Semeando Água”. A Fazenda Cravorana, localizada no município de Piracaia/SP, recebeu orientações e intervenções de uso do solo, por meio da conversão de cinco hectares de pastagem convencional para o pastoreio ecológico durante quatro meses.

O proprietário, João Roberto de Arruda Sampaio, aceitou o desafio do projeto em adotar o manejo ecológico de pastagem para melhoria do solo. Segundo ele, existia uma vontade de testar modelos de produção mais sustentáveis e o projeto Semeando Água contribui nesse processo. “Sempre tivemos a preocupação de conservar os recursos que temos aqui, como as 30 nascentes, mas o pasto era o mais complicado, devido ao relevo acidentado sofríamos com as chuvas. Estamos ansiosos para ver os primeiros resultados, mas sabemos que com o manejo correto da pastagem os animais terão o melhor alimento, o solo voltará a reabsorver a água e ainda economizaremos com produtos que combatem parasitas nos animais e solo.”, afirma.

A primeira unidade entregue foi a do Sítio dos Compadres, da cidade de Joanópolis/SP. O proprietário parceiro aceitou o desafio e abriu as porteiras do seu sítio para receber as instruções e modificações em seu pasto, que devido à acentuada declividade sofria com enxurradas em períodos de chuva. “Minha maior preocupação era proteger as encostas, já que minha propriedade fica localizada em um vale, sofria constantes enxurradas, e isso, além de me gerar gastos, comprometia as nascentes que tenho aqui. Mesmo com esse período de seca já senti diferença em meu pasto, só pelo fato dele descansar parece estar armazenando mais água agora”, comenta José Bragion.

O projeto “Semeando Água” prevê ainda a entrega de mais quatro propriedades modelos em cidades que abrangem o Sistema Cantareira. Tais unidades serão disseminadoras de práticas mais sustentáveis de utilização de uso do solo e da importância das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) para a conservação da água que abastece o Sistema.

O próximo passo é recompor as florestas nativas em áreas prioritárias para restauração nas propriedades parceiras.
Acompanhe o andamento e ações do projeto Semeando Água no www.ipe.org.br/semeandoagua

 Fonte: www.ipe.org.br

semeandoagua-site

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>