Pouso Alegre amplia número de Agentes nas equipes de Saúde Família

A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre segue ampliando sua estrutura de atendimento. Depois de reformar e ampliar oito centros de saúde, a pasta está finalizando a contratação de 37 agentes comunitários. Os novos funcionários começam a atuar em janeiro e se juntam aos cerca de 100 agentes já disponíveis na rede municipal. As contratações vão garantir que cada equipe de Saúde da Família no município acrescente um novo funcionário ao seu quadro, passando de cinco para seis agentes.

Os profissionais vão atuar em dez regiões da cidade com a missão de visitar, cadastrar, aconselhar e acompanhar o dia a dia das famílias de sua jurisdição. “Esses profissionais oferecem um suporte importantíssimo para a eficácia da Atenção Primária. Com a ampliação desse suporte nas equipes, vamos alcançar mais pessoas, levando informação e serviços de saúde para cada vez mais perto dos moradores”, aponta a subsecretária de Atenção Primária, Giselly Pelegrini.

A função do agente comunitário de Saúde vai além da simples ponte entre as famílias e o acesso aos serviços de saúde. Cabe a eles fortalecer o elo da comunidade com as políticas públicas e estabelecer práticas de promoção da saúde. Trata-se de uma atuação meticulosa, que está no cerne das políticas públicas afirmativas em desenvolvimento no país.

É função dos agentes estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à prevenção das doenças e o acompanhamento de pessoas enfermas, bem como o acompanhamento das condicionalidades de programas como o Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe.

Como explica o secretário de Saúde, Dr. Luiz Augusto Cardoso, os agentes comunitários estão hoje na base da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Eles são a coluna de sustentação de um programa monumental que tem a virtude de trazer não apenas eficiência para o sistema público de saúde, mas também humanidade. São esses fatores que realmente importam para que a população receba um bom atendimento”, completa.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

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