Saúde vai ampliar atenção básica em mais de 30% até 2015

 

1A Secretaria Municipal de Saúde reuniu sua diretoria para definir o plano de trabalho da pasta para 2015. O primeiro ano em que o município vai operar com a Gestão Plena da Saúde será marcado por uma forte expansão da Atenção Primária. Pela projeção apresentada na reunião, o município deve passar das atuais 21 para 29 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O planejamento feito pela Secretaria integra a revisão periódica do Plano Plurianual do município. A peça segue para a Secretaria da Fazenda, que avalia os dados para formular a Lei Orçamentária Anual (LOA). A proposta segue também para o Conselho Municipal de Saúde, que aprecia a proposta na quinta-feira (25).

O secretário de Saúde explica que o planejamento para o próximo ano é encarado como um divisor de águas para o município, tendo em vista que será o primeiro em que a Gestão Plena, implantada em julho de 2014, vigorará do início ao fim. “Começamos a criar uma série histórica que nos servirá de referência para o estabelecimento de metas e novas políticas públicas”, diz ao lembrar que o modelo de gestão marca uma nova fronteira na oferta de serviços de saúde no município.

Conforme os dados projetados pelos departamentos da Secretaria de Saúde, o impacto se dará principalmente na ampliação da estrutura de atendimento da rede de Atenção Básica e na elevação da oferta de serviços de alta e média complexidade. Neste último grupo de serviços, o município deve operar um valor extra de cerca de R$ 46 milhões em 2015.

Como explica a subsecretária de Atenção Primária, Giselly Pelegrini, a programação anual de saúde “contém, de forma sistematizada, as ações, os indicadores utilizados no monitoramento e na avaliação; as metas anuais para cada ação e a previsão dos recursos financeiros”. A subsecretária ressalta que a revisão do Plano Municipal de Saúde se integra às diversas ações dos governos municipal, estadual e federal, “visando à humanização do atendimento, a melhoria da qualidade dos serviços e a promoção e prevenção em saúde”. O plano foi elaborado pelos técnicos da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>